Conto de fadas com final feliz: Mjällby dá uma lição e torna-se campeão sueco

Pequeno clube de uma vila piscatória com 1.500 habitantes faz o mundo abrir a boca de espanto

O milagre está consumado!

A partir de agora, para chegar à casa do novo campeão da Suécia é preciso «conduzir e conduzir; atravessar quintas e portos piscatórios; depois, continuar a conduzir e quando já não se aguentar mais conduzir encontra-se o estádio».

As coordenadas dadas por Hasse Larsson, diretor desportivo do Mjällby, quando a caminhada do pequeno clube sueco começou a dar nas vistas por essa Europa fora vão, agora, ser úteis para quem for defrontar o clube na 3.ª pré-eliminatória da Champions da próxima época.

É que o pequeno clube de Hällevik assegurou nesta segunda-feira o título sueco, ao vencer fora o Gotemburgo por 2-0, e vai tornar-se no clube da localidade mais pequena de sempre a participar na chamada Liga Milionária.

A três jornadas do fim, o conto de fadas tem um final feliz e o pequeno Mjällby ensina a todos que no futebol não há nada mais forte do que um sonho.

No início da época, as casas de apostas davam ao clube 0,7% de hipótese de ser campeão. Uma coroa sueca apostada no clube valeria 150 agora. É suficiente para mostrar que se pode sempre contrariar as probabilidades?

O clube que em 2020 chegou à primeira divisão depois de vir do fundo do futebol sueco é campeão. Fê-lo com gente da terra a liderá-lo e toda a comunidade a contribuir. Consegui-o sem estrelas. E com um futebol de encantar, segundo rezam as crónicas. E agora todos vão saber o seu nome.

O triunfo na 27.ª jornada permite ao Mjällby chegar aos 66 pontos, apenas a um dos 67 que representam o recorde de pontos no campeonato, conseguidos pelo Malmo em 2010 e 2018.