José Mourinho, treinador do Benfica, dá indidações ao médio Sudakov - Foto Imago
Heorhii Sudakov deve continuar à esquerda- Foto Imago

Sudakov cada vez mais influente no Benfica

Número sustentam crescimento do número 10

O Benfica recebe esta segunda-feira o Famalicão, na 15.ª jornada do campeonato, e José Mourinho não deve promover surpresas no onze titular. Tal como sucedeu na deslocação a Moreira de Cónegos na ronda anterior, e justificou o treinador quando antecipou o jogo com o Moreirense (4-0): não é altura para surpresa ou risco. Nesse sentido, e tendo Sudakov e Leandro Barreiro recuperados de lesões, o primeiro de contusão na coxa direita e o segundo de contusão no tornozelo esquerdo, é muito forte a possibilidades de os dois médios começarem de início frente ao Famalicão.

Tanto Sudakov como Leandro Barreiro têm sido muito importantes na consistência e crescimento que se observam na equipa. Barreiro sempre deu resposta, mas Sudakov mostra, agora, estar mais jogador e ser capaz de responder ao que lhe pede José Mourinho.

O número 10 dos encarnados sentiu alguma dificuldade para se adaptar à fisicalidade da liga portuguesa, mas nesta altura está mais confiante e consegue não se fixar tanto no corredor esquerdo. Sudakov parte da esquerda para o meio para criar desquilíbrios, marca ritmos e também tem conseguido ser eficaz no momento da pressão. Está, enfim, mais identificado com o papel que o técnico lhe dá.

Os números recentes do internacional ucraniano de 23 anos sustentam a ideia de que está cada vez mais influente na equipa. Sudakov tem um golo (1-1 com o Sporying para a Liga) e uma assistência (2-0 frente ao Farense na Taça de Portugal) nos últimos quatro jogos, sendo que é titular há seis desafios consecutivos, nos quais o Benfica somou cinco vitórias e um empate. No total pelo Benfica, Giorgi Sudakov tem quatro golos — é o terceiro melhor marcador, atrás de Ivanovic (5) e de Pavlidis (19) — e três assistências.