Sporting: Rui Borges cheio de 'problemas' para o Benfica
O leão respira saúde e o jogo com o Estrela da Amadora (na sequência da excelente resposta com o Club Brugge para a Liga dos Campeões) é prova disso mesmo. Em semana de um escaldante dérbi, eis que o Sporting aparece num grande momento, sustentado pelos 11 jogos consecutivos sem derrotas, nove vitórias nos últimos 10 jogos, 20 consecutivos a marcar, os três últimos sem golos sofridos.
O leão está bem e recomenda-se após rigorosa gestão do plantel, que, curiosamente, obrigou Rui Borges a refletir tendo em vista o duelo com Benfica marcado para sexta-feira, às 20h15, na Luz.
O resultado dessa mesma gestão foi tão positiva que... baralhou as contas do treinador a poucos dias do duelo. Aquela que mais se adensou, sobretudo após o confronto com os tricolores, foi a de Morita. O médio japonês rubricou a melhor exibição da temporada, a fazer lembrar o velho Morita, e acabou por reentrar nas contas pela luta da titularidade com João Simões no miolo.
Ao que A BOLA apurou, o jovem médio formado em Alvalade está em vantagem, mas a resposta dada pelo internacional nipónico — que Rui Borges procurou ganhar nos últimos jogos — foi a melhor possível e o trabalho dos próximos dias, no treino, em último caso, poderá levar o treinador a mudar de ideias até ao jogo de sexta-feira.
Dois trunfos a atravessar um excelente período, que partem lado a lado na luta por um lugar no onze.Mas existem mais... Também no centro da defesa se abriu um problema com a aposta em Eduardo Quaresma. Rui Borges procurou dar descanso a Diomande, mas a resposta do jovem português foi convincente. Com a estreia a marcar esta época numa noite sem falhas diante dos amadorenses.
É certo que o costa-marfinense, salvo algum problema de última hora, será o dono do lugar com os encarnados, mas Eduardo Quaresma voltou a marcar posição e somou pontos, aproximando-se mais dos dois habituais titulares, Diomande e Gonçalo Inácio.
QUEM SAI? GENY OU QUENDA?
A lesão de Pedro Gonçalves fez soar os alarmes. O problema acabou por não ser tão grave quanto se temeu e a ausência nos últimos dois jogos (Marinhense e Club Brugge) abriu janela de oportunidade para dupla de alas brilhar: Quenda e Geny. Juntos, nos últimos cinco jogos, contabilizam um golo e... seis assistências e têm sido figuras principais deste bom momento.
Pedro Gonçalves regressou com alguns minutos com o Estrela, mas ainda sem o mesmo fulgor, após três semanas de paragem. Abrindo novo problema. Será melhor apostar num duo que respira confiança ou numa das peças mais influentes da equipa que ainda não está com os índices físicos na plenitude?
A evolução da condição de Pedro Gonçalves nos próximos dias dará a resposta, sendo certo que Rui Borges apenas o fará regressar caso esteja a 100 por cento, até porque, convém lembrar, logo a seguir ao dérbi haverá uma deslocação a... Munique. Certo é que, por esta altura, muitas foram as dúvidas que se abriram face ao excelente rendimento individual de muitos jogadores que há algumas semanas estavam na sombra.
Tem a palavra Rui Borges, que, jogo após jogo, tem afastado a enorme onda de desconfiança que ameaçou pairar em Alvalade com uma mudança de sistema — cortando com o sucesso do passado recente — que tanto deu que falar e que tantas dúvidas foi criando...