V. Guimarães: tarefa ingrata para Gonçalo Nogueira (e Luís Pinto)
O Vitória de Guimarães atravessa um momento crítico, em que o próprio treinador, Luís Pinto, tem apontado falta de «consistência» à equipa (sem vencer dois jogos seguidos para o campeonato desde novembro). Não dá, no entanto, para não destacar, pela positiva, as prestações recentes de Diogo Sousa. O menino da cantera tem aproveitado bem cada oportunidade que lhe é concedida.
Numa fase em que levava dez jogos seguidos a titular, Gonçalo Nogueira, por seu turno, ficou indisponível, durante várias semanas, devido a uma amigdalite. Diogo Sousa foi o escolhido para assumir a posição e logo se impôs como o patrão do meio-campo vitoriano, tendo, em certas circunstâncias, ofuscado até o papel de Beni, o médio mais calejado do plantel.
Ao contrário de Gonçalo Nogueira e Diogo Sousa, que encontraram a regularidade já no decorrer da temporada, Beni é um dos indiscutíveis de Luís Pinto, desde o arranque. À frente das 20 partidas a titular do angolano, só mesmo as 24 de João Mendes e as 27 de Abascal.
Depois de quase um mês indisponível, Gonçalo Nogueira voltou à competição no dérbi do último fim-de-semana frente ao SC Braga (2-3), ao entrar aos 77'. O internacional sub-21 por Portugal está, ainda, a recuperar o ritmo, mas tem agora um super Diogo Sousa a dar-se muito bem com Beni na zona mais recuada do miolo. Não vai ter tarefa nada fácil, se voltar a recuperar o lugar.
A quarta opção (não no sentido de ser esta a ordem das escolhas do treinador) para o habitual duplo pivô da formação minhota é Mitrovic, o homem dos tentos de belo efeito. Sempre que o médio sérvio foi chamado à responsabilidade, saiu-se bem. Já marcou dois golos no campeonato e, curiosamente, foram ambos considerados melhor golo do mês: contra o SC Braga (1-1), em setembro; e ante o Estoril (2-4), em janeiro.
Neste momento, o duo Beni-Diogo Sousa está em afirmação e, tão cedo, Luís Pinto não deverá tocar-lhe. Contudo, mesmo que surja alguma contrariedade, está visto que os conquistadores estão bem precavidos.