Afonso Moreira está em alto nível no Lyon
Afonso Moreira está em alto nível no Lyon - Foto: IMAGO

Saiu do Sporting por €2 milhões, antecipou «o futuro» e voa no Lyon

Afonso Moreira é um dos nomes do momento na equipa de Paulo Fonseca. Frente ao Lille, somou a 10.ª contribuição para golo na presente época... em menos de 1000 minutos!

A vitória (2-1) em casa do Lille, no domingo, prolongou o bom momento que o Lyon atravessa. A equipa de Paulo Fonseca deixou os dogues pelo caminho na Taça de França, somando o quinto triunfo consecutivo numa noite em que os holofotes estiveram centrados em Endrick. O prodígio brasileiro fez a estreia pelo Olympique, como titular, e dificilmente poderia ter corrido melhor: aos 42', apontou o 2-1 final.

Antes, porém, já outro jovem tinha brilhado pelos gones, um que também fala a língua de Camões. Nem um minuto de jogo estava decorrido quando Afonso Moreira aproveitou uma falha de comunicação entre o guarda-redes do Lille e um colega de equipa para inaugurar o marcador. Ao fazê-lo, o extremo luso assinou a 10.ª participação direta em golo — cinco marcados e cinco oferecidos — na presente época, sinal inequívoco da preponderância que tem vindo a ganhar no Lyon.

Um cenário que, em boa verdade, era difícil de antever no arranque da temporada. Contratado ao Sporting, ainda em julho, a troco de 2 milhões de euros, o desempenho do extremo, de 20 anos, vai transformando o investimento numa autêntica pechincha e até o próprio treinador, Paulo Fonseca, já admitiu ter ficado surpreendido.

«O Afonso evoluiu muito. É muito importante assistirmos a esta progressão dele. Tenho de dizer que, quando começámos, não esperava este nível de rendimento nesta fase. Fez coisas que esperava ver no futuro. Talvez tenha sido o jogador que mais me surpreendeu», afirmou o técnico português, em dezembro, numa entrevista aos canais do clube.

E a cadência de Afonso tem vindo a aumentar. As 10 contribuições para golo do atacante surgiram em menos de 1000 minutos jogados (999', para sermos mais precisos) e, nos últimos sete desafios em que participou, só não faturou ou assistiu em dois. De resto, o golo de domingo ao Lille colocou Moreira no top-10 de jogadores portugueses com mais ações decisivas em 2025/26, contabilizando os que atuam nas 10 principais ligas europeias.

Não será de estranhar que Roberto Martínez já tenha anotado o nome de Afonso Moreira no seu caderno de apontamentos. Para já, o extremo procura cimentar a sua presença nos eleitos de Luís Freire para os sub-21, mas, a manter o ritmo, quem sabe se a subida de patamar não poderá estar na forja a breve prazo...