Gonçalo Inácio apontou um dos golos do triunfo (3-1) leonino diante dos casapianos, na época passada (Foto: IMAGO)
Gonçalo Inácio tem contrato com o Sporting váliod até 2027 (Foto: IMAGO)

Sporting: Gonçalo Inácio outra vez na rota árabe

Vai sair defesa do Al Ittihad e Gonçalo Inácio é o mais desejado para reforçar a equipa da Arábia Saudita, onde o mercado fecha apenas na quarta-feira. Leões não deixam sair nenhum titular indiscutível nesta altura onde ainda há países a negociar jogadores. Cláusula de rescisão é de €60 milhões e os árabes ponderam proposta por perto desse valor ou até mesmo nessa fasquia

Da Arábia Saudita chegou o interesse em Gonçalo Inácio na reta final do mercado em Portugal. Al Ittihad e Al Nassr tinham 40+5 milhões de euros a pensar no central, que tem cláusula de €60 M. Inegociável, fez saber o Sporting. Naquele país, a janela de transferências fecha apenas na quarta-feira e o Al Ittihad, que se prepara para transferir um defesa, pode voltar ao ataque, assim tenha vagas para estrangeiros em aberto. O leão está no topo da lista e é o escolhido.

O defesa-central de 24 anos tem contrato com o Sporting válido até junho de 2027 e é peça fulcral na equipa de Rui Borges mas o ataque árabe pode complicar as contas, pois o camisola 25 dois verdes e brancos é muito desejado no clube que recentemente contratou Roger Fernandes ao SC Braga por 32 milhões de euros.

O agente do internacional português, Miguel Pinho, prepara viagem a Lisboa e na carteira poderá trazer proposta concreta e formal do Al Ittihad, que pode aproximar-se ou mesmo chegar aos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão.

O Sporting porém, sabe A BOLA, mantém a posição de não querer deixar sair nenhum dos titulares indiscutíveis, considera o internacional luso intransferível, mas terá de contar com este ataque final dos árabes já fora do tempo de mercado na maioria dos países.

Preveem-se últimos dias de mercado vertiginosos na Arábia Saudita. Porque os quatro clubes detidos pelo PIF (Fundo Público de Investimento), Al Hilal, Al Ahli, Al Nassr e Al Ittihad, querem contratar jogadores estrangeiros, mas têm de libertar vagas para os que forem garantidos. O limite é de 10, dois dos quais sub-21.

Gonçalo Inácio, que ainda este fim de semana foi associado ao Barcelona, está no Sporting desde 2012/2013, quando chegou do Almada para os sub-12 leoninos, ainda futebol 7. Não mais saiu do clube até se estrear na equipa A em 2020/2021 pela mão de Ruben Amorim e logo nessa época tornou-se campeão nacional. No dia 25 de agosto completou o 24.º aniversário e apesar da tenra idade tem já 218 jogos pelos leões em todas as provas. Só João Moutinho atingiu, com a mesma idade, mais jogos pelos verdes e brancos: 251.

Se o ataque do Al Ittihad ganhar forma concreta e o Sporting conseguir resistir, revisão contratual de Gonçalo Inácio deve ganhar forma no decurso da temporada. Pode o vínculo renovar-se por mais uma ou duas épocas bem como a cláusula pode passar para os 80 milhões de euros. Aumento salarial será contemplado.