Luis Suárez foi o melhor marcador da Liga na época passada e pretende recuperar o fulgor de 2025/2026 - Foto: IMAGO

Sporting: decisão tomada sobre Suárez para o V. Guimarães

Rui Borges vai segurar Ioannidis no onze frente ao Vitória de Guimarães da próxima sexta-feira após golo na Amadora. As razões para a instabilidade emocional que atiram colombiano para o banco

O titular no ataque do Sporting tem, nesta altura, dono: Fotis Ioannidis vai manter a confiança de Rui Borges e será a aposta inicial diante do Vitória de Guimarães, mantendo Luis Suárez no banco. Uma decisão que não deve ser lida como um castigo ao colombiano, mas antes como o reflexo de um momento em que o grego ganhou terreno e o avançado de 28 anos ainda procura reencontrar a melhor condição física e competitiva.

Ioannidis deu uma resposta que agradou na estreia do campeonato, diante do Estrela da Amadora. Entrou de início, marcou o segundo golo dos leões e mostrou capacidade para aproveitar a oportunidade. O Sporting acabaria por deixar escapar uma vantagem de dois golos e empatar 2-2, mas, individualmente, o internacional grego saiu reforçado.

É essa resposta que Rui Borges pretende premiar, pois entende que não há razão para lhe retirar imediatamente o estatuto. Irá, por isso, repetir a titularidade, enquanto Suárez terá de esperar pela sua oportunidade a partir do banco.

Hierarquia dos avançados mudou nos últimos dias - Foto: IMAGO

A situação do colombiano é, porém, mais complexa do que uma simples questão de rendimento. O Sporting continua a reconhecer em Suárez um avançado de enorme importância. Os 38 golos apontados em 53 jogos oficiais na época passada, a primeira de leão ao peito, são uma demonstração inequívoca do peso que o avançado pode ter no ataque. O objetivo dos leões passa, precisamente, por recuperar essa versão do avançado — e não por colocá-lo à margem.

Momento de Luis Suárez vai atirar o colombiano para o banco - Foto: IMAGO

Há, contudo, sinais de que o atacante colombiano atravessa um período menos favorável. O regresso do Mundial não terá sido acompanhado pelos melhores índices físicos e a necessidade de recuperar ritmo acabou por pesar na decisão de Rui Borges. A isto junta-se um contexto pessoal e profissional que, nos últimos meses, não terá contribuído para a estabilidade necessária para impor o seu futebol.

Foi neste contexto que surgiu o episódio do treino que alimentou a polémica dos últimos dias. Suárez terminou um exercício de aferição de dados biométricos e encaminhou-se para o balneário, mas a sessão ainda não tinha terminado. Chamado por Rui Borges, regressou ao relvado para cumprir um exercício complementar. O episódio foi interpretado como um possível ato de indisciplina, cenário que o próprio treinador leonino rejeitou de forma categórica.

Resposta positiva de Ioannidis leva grego a passar na frente do colombiano - Foto: IMAGO

Rui Borges reforçou não ter existido qualquer ato de indisciplina e sustentou isso com a ausência de um procedimento disciplinar. Suárez não está afastado, não foi sancionado e continua a fazer parte dos planos. O que mudou, pelo menos neste momento, é a... hierarquia no ataque. E essa alteração resulta da oportunidade aproveitada por Ioannidis. O grego deu um sinal positivo na Reboleira e a resposta global, não apenas o golo, reforçou essa candidatura.

Suárez terá agora de responder da mesma forma. Com minutos no decorrer dos jogos, terá a possibilidade de recuperar confiança, ritmo e espaço. O avançado continua a ser visto como um jogador capaz de decidir jogos. Mas, neste momento, Rui Borges entende que a melhor resposta passa por manter Ioannidis no onze. Agora cabe ao colombiano recuperar o terreno perdido...

MERCADO ATENTO A SUÁREZ...

Os últimos episódios a envolver Luis Suárez e a alegada vontade do atacante em mudar de ares chegou ao mercado internacional que não perde de vista o goleador dos leões para uma potencial transferência nesta janela de mercado. O sul-americano, blindado com contrato até 2030 — e uma cláusula de rescisão de €80 M — que já foi associado a clubes como o Newcastle ou alguns emblemas da Arábia Saudita, volta a ser tema, ainda que, para já, a ideia dos responsáveis leoninos passe pela continuidade do atacante.

Os próximos dias, de resto, poderão ser determinantes para atestar a vontade de Suárez que ontem, nas redes sociais, se mostrou solidário com as vitimas de um sismo de magnitude de 7,4 na Colômbia, o que resultou até agora em dezenas de feridos e pelo menos 70 mortes. «Força ao meu país, estamos juntos», expressou o internacional cafetero de 28 anos.

A iniciar sessão com Google...