Sergey Grankin: «Continuo a sonhar com a Champions»
— Está a jogar a este nível com 40 anos, quase 41. Fará 41 em janeiro. Para consegui-lo tem de ser muito disciplinado e apaixonado. Qual das duas é que sente mais nesta idade? Afinal tem de cuidar mais do seu corpo e, como disse, teve lesões. Por isso, qual tem de ter mais atenção para estar a jogar a este nível: disciplina ou paixão?
— Penso que a primeira é, sem dúvida, a tua forma física. É preciso estar muito atento a isso. A segunda é a disciplina. Sei quase tudo o que tenho de fazer dentro do campo, mas fora dele é preciso ter paciência, sem dúvida.
— E quando num fim de semana está a disputar o campeonato nacional e depois vai jogar na Liga dos Campeões, como é que muda o 'chip'? Porque sabe que vai encontrar um nível diferente, tem de prestar mais atenção a todos os pormenores? E como vê a equipa a fazer isso para jogar na Liga dos Campeões?
— Acho que [nesse jogo] estávamos demasiado entusiasmados, porque esperámos demasiado tempo por uma partida de nível realmente bom. Penso que estávamos muito entusiasmados. Temos de ser mais calmos.
— E o que é que o surpreendeu nos últimos dois meses desde que chegou? O que é que não esperava ver ou desfrutar em Portugal?
— Para mim é uma surpresa porque está sempre sol [gargalhada]. Isso é uma surpresa para mim. São muitos dias de sol e em quase todos posso desfrutar deste clima com os meus filhos. E isso é tão bom.
— Tem uma vida muito diferente da que tinha quando vivia na Rússia?
— Não, tento fazer o mesmo.
— Mas pode dizer que vai lá estar naquele local, na rua, às 4 da tarde e provavelmente na Rússia não podemos porque estão -20ºC.
— Não, na Rússia é preciso contar com o clima, definitivamente. Por exemplo, nos dois últimos anos, quando joguei no Dínamo, já vivia na minha casa, e de casa ao ginásio eram cerca de 40 minutos de carro. Mas tinha sempre de sair duas horas antes por causa do trânsito ou algo do género. Nunca me posso atrasar.
— Já referiu que voltou a jogar depois de ter sido treinador porque recuperou das lesões. Mas a paixão ainda tem que estar lá, porque é preciso treinar bem todos os dias para conseguir o compromisso que tem.
— Mas, como treinador, é mais ou menos o mesmo. Passa-se muito tempo a ver vídeos, analisar os treinos, observar os jogadores e tudo o resto. Penso que é mais ou menos a mesma coisa, só que não precisamos de treinar.
— Ligando à pergunta anterior, a que é que ainda não se adaptou em Portugal?
— Acho que, talvez depois das duas ou três primeiras semanas, fiquei logo bem.
— E há algumas coisas, como a comida ou o tipo de pessoas, porque provavelmente somos muito diferentes dos russos?
— Com certeza que as comidas são diferentes, mas sabe, eu gosto de peixe. Para mim é bom. Os meus filhos, por exemplo, gostam mais de carne. Ainda estamos a cozinhar tudo como se faz na cozinha russa. A minha mulher pode cozinhar, eu posso cozinhar, não há problema.
— Mas procurou restaurantes russos em Lisboa?
— Procurei, mas não experimentei.
— Como estávamos a falar, vai fazer 41 anos em janeiro. No final de dezembro, LeBron James [jogador dos Lakers na NBA] vai fazer 41. E em Fevereiro, Cristiano Ronaldo celebrará 41 anos. Quando vê o que eles fazem, quando os vê na televisão ou lê sobre eles, pensa em si? Revê-se neles, a jogar a esse nível com 41 anos. 40/41… ? Pensa: Eu sou como esses tipos.
— Sim, naturalmente que os conheço, mas não os sigo, não os vejo. Mas claro que, por vezes, quando vamos ao YouTube ou Instagram, surgem algumas imagens do LeBron e do Cristiano…
— Mas sabia a idade deles?
— Sim, sim. Para mim, o Cristiano é certamente o melhor, ou um dos melhores. Alguns tipos conseguem estar ao nível dele, mas ele ainda está em muito, muito boa forma.
— Sabe que está a jogar no clube...
— Sim, no primeiro clube dele.
— Posso fazer-lhe uma pergunta complicada? Prefere o Lionel Messi ou o Cristiano Ronaldo?
— Acho que o Cristiano. A nível individual, de certeza.
— Aquele miúdo que decidiu ser jogador de voleibol muito novo, você, que deixou a casa dos pais aos 14 anos para ir viver para Moscovo porque queria ser melhor, para jogar na seleção nacional, que sonhos ainda tem para realizar e que ainda não fez?
— Não sei. Fui ter com os meus pais e disse-lhes: 'Mãe, pai, quero aceitar a oferta desta equipa. Quero ir-me embora.'
— Mas agora com 40 anos, que sonhos ainda tem para realizar e que o deseja?
— Ah, está bem, com o que é que ainda sonho? O meu maior sonho, como de toda a carreira, é ganhar a Liga dos Campeões. Talvez ainda possa acontecer. Quem sabe como treinador, não sei… [gargalhada]. Mas no desporto é isso.
— Mas, para já, ganhar tudo em Portugal e ir o mais longe possível na Liga dos Campeões?
— Talvez, sim.
— Vê-se ser campeão outra vez no próximo ano, se ganhar este, e voltar a jogar em Portugal? Quais são os seus planos para jogar no futuro? Tal como aqueles tipos que estávamos a falar, Cristiano e LeBron, que continuam a dizer que não sabem quando irão terminar a carreira. Sabem que será em breve, mas não quando. É que está no mesmo nível... Está a jogar agora e não quer dizer: esta é a minha última época?
— Ah, isso não. De certeza que não. Não posso dizer que este é o meu último ano. Veremos. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Por agora estou a gostar e depois logo veremos.
Palmarés de Sergey Grankin
SELEÇÃO
Três vezes olímpico
Ouro nos Jogos de Londres-2012
Bronze nos Jogos de Pequim-2008
Prata Grande Taça do Mundo Japão-2013
Ouro no Europeu Copenhaga-2013
Ouro no Europeu Polónio-2017
Ouro Liga Mundial Gdansk-2011
Ouro Liga Mundial Mar del Plata-2013
Prata Liga Córdova-2010
Bronze Liga Mundial Rio de Janeiro-2008
Bronze Liga Mundial Belgrado-2009
Clubes - Rússia
Vice-campeão Champions, Din. Moscovo 2009/10
Campeão CEV Cup, Dínamo Moscovo 2011/12
Campeão CEV Cup, Dínamo Moscovo 2014/15
Campeão CEV Cup, Belgorod 2017/18
Campeão da Rússia, Dínamo Moscovo 2007/08
Taça da Rússia, Dínamo Moscovo 2006/07
Taça da Rússia, Dínamo Moscovo 2008/09
Supertaça da Rússia, Dínamo Moscovo 2008/09
Supertaça da Rússia, Dínamo Moscovo 2009/10
Alemanha
Campeão da Alemanha Berlin Recycling 2018/19
Campeão da Alemanha Berlin Recycling 2020/21
Campeão da Alemanha Berlin Recycling 2021/22
Taça da Alemanha Berlin Recycling 2019/20
Supertaça da Alemanha Berlin Recycling 2019/20
Supertaça da Alemanha Berlin Recycling 2020/21
Supertaça da Alemanha Berlin Recycling 2021/22
Portugal
Supertaça de Portugal Sporting 2025/26