Max Dowman, jogador do Arsenal
Max Dowman, jogador do Arsenal - Foto: IMAGO

Segurança privada e mentores de peso: como Arsenal gere 'com pinças' prodígio 15 anos

Max Dowman é o novo menino bonito das bancadas do Emirates, mas os responsáveis dos 'gunners não pretendem correr qualquer risco. Cautela é a palavra do meio para não obrigar ninguém a crescer cedo demais

Max Dowman já é considerado uma das principais jóias do futebol inglês para as próximas décadas, com apenas 15 anos. A estreia precoce do jovem criativo pela equipa principal do Arsenal diante do Leeds (5-0), na qual ganhou um penálti, convertido por Viktor Gyokeres, entusiasma os adeptos dos gunners que já sonham com a próxima lenda do clube.

No seio dos londrinos, ainda assim, cautela é a palavra de ordem. O plantel e a equipa técnica encabeçada por Mikel Arteta não esquecem que têm em mãos um adolescente num universo de adultos e procuram gerir o progresso do atleta com a calma necessária para não se encandear com as luzes da ribalta.

De acordo com a imprensa inglesa, Max Dowman, equipa-se para os jogos da equipa principal num balneário diferente daquele que é utilizado restantes colegas de equipa devido à tenra idade que apresenta, juntando-se na antecâmara do pontapé de saída para ouvir as últimas indicações de Mikel Arteta.

O jovem criativo é acompanhado diariamente por uma equipa de segurança, que o mantém debaixo de olho até no relvado.

Fora de campo, Dowman é acompanhado por dois pesos pesados do passado e do presente: Per Mertesacker, antigo defesa central do Arsenal entre 2011 e 2018 e atual coordenador da formação do clube, e Declan Rice, um dos capitães da equipa principal.

O médio internacional inglês é encarado pelo staff do Arsenal como o mentor ideal para Dowman pela personalidade forte que apresenta e por se ter afirmado de forma supersónica no West Ham, com apenas 18 anos.

O Arsenal gere com pinças o futuro de Dowman dentro e fora de campo. Os gunners não querem que o prodígio descure os estudos enquanto se afirma no futebol sénior, apostando forte no acompanhamento pedagógico do internacional sub-17 inglês.

Dowman terá de realizar os GCSEs, equivalentes aos exames nacionais no sistema educativo português, no final do próximo ano e o Arsenal quer dar todas as condições para o atleta obter um rendimento positivo. Para já, o fantasista de 15 anos foca-se na visita a Liverpool e numa possível estreia na UEFA Champions League, já em setembro.

Caso Max Dowman se estreie na prova milionária até ao final de 2025, tornar-se-á no jogador mais jovem da história da competição a entrar em campo.