Segunda vitória em etapa para o eritreu Girmay neste Tour!
Biniam Girmay é o primeiro a vencer duas etapas na edição de 2024 da Volta a França, ao impor-se ao pelotão no oitavo dia da prova, este sábado, no final de um percurso de 183,4 quilómetros, de relevo ligeiramente irregular, entre Semur-en-Auxois e Colombey-les-Deux-Eglises.
That was a close one, but another #TDF2024 stage win for 🇪🇷 @GrmayeBiniam 🤩
— Tour de France™ (@LeTour) July 6, 2024
Relive the final KM of another fantastic sprint finish.
C'était serré, mais c'est une autre victoire d'étape #TDF2024 pour 🇪🇷 @GrmayeBiniam 🤩
Revivez la dernière KM d'une autre fantastique arrivée… pic.twitter.com/i5om9ysfyg
O velocista eritreu da Intermarché-Wanty, que se tinha estreado a ganhar no Tour na etapa 3, entre Piacenza e Turim, em Itália, tornando-se o primeiro corredor do seu país a consegui-lo na Grande Boucle, bateu, em sprint, o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e o belga Arnaud de Lie (Lotto Dstny). Ainda não foi desta que Philipsen levanta os braços, após quatro triunfos em 2023.
🏆 BINIAAAAM GIRMAY !!#TDF2024 pic.twitter.com/cHYW2if5JZ
— Tour de France™ (@LeTour) July 6, 2024
Girmay reforça a liderança da classificação por pontos e a correspondente camisola verde, símbolo que derrotado Philipsen também tem como objetivo revalidar este ano.
A etapa decidiu-se em pelotão compacto, após a anulação da longa fuga do norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X), iniciada ao quilómetro zero, a apenas 15 quilómetros da meta. O detentor da camisola às bolas, símbolo de liderança da classificação do melhor trepador da prova, rodou isolado quase 160 km, após os dois parceiros de aventura, Stefan Bissegger e Nielson Powless, ambos da EF Education-EsasyPost, terem abdicado.
Tadej Pogacar (UAE Emirates) terminou a etapa integrado no pelotão principal e manteve a camisola amarela com os mesmos 33 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), segundo classificado.
O português João Almeida (UAE Emirates) também preserva a sexta posição, a 2.17 minutos de Tadel Pogacar.