Já depois de brilhar nos arsenalistas, Simon Banza destacou-se na Turquia e viu cobiça aumentar (Foto: IMAGO)
Já depois de brilhar nos arsenalistas, Simon Banza destacou-se na Turquia e viu cobiça aumentar

SC Braga: há um 'leilão' que pode valer milhões

Galatasaray e Besiktas estão dispostos a avançar com propostas pelo passe de Simon Banza. Época de grande nível realizada pelo internacional congolês ao serviço do Trabzonspor está na génese da cobiça

Simon Banza está pronto para ser um dos nomes do próximo mercado do SC Braga.

Com contrato com os arsenalistas até 2027, é praticamente certo que o jogador não irá voltar a vestir a camisola dos guerreiros do Minho, pelo que a SAD presidida por António Salvador está na disposição de ouvir propostas concretas para a venda do seu passe.

A época realizada pelo ponta de lança ao serviço do Trabzonspor — 37 jogos, 22 golos e seis assistências — fez acionar os alarmes de vários clubes da Turquia (e não só...) e, nesse sentido, é pelo contacto de dois dos principais emblemas daquele país que uma eventual negociação pode avançar nas semanas vindouras. Ao já propalado interesse do Besiktas junta-se, agora, o de outro clube de grande dimensão, caso do Galatasaray, pelo que este leilão poderá ser inteiramente do agrado do conjunto bracarense.

Quando, no início da presente temporada, o SC Braga negociou com o Trabzonspor o empréstimo de Simon Banza, ficou inscrito no contrato de cedência que o emblema turco, além de ter de pagar 2 milhões de euros pelo negócio, ficaria com uma opção de compra no valor de €25M. Ora, o Trabzonspor não parece ter argumentos financeiros para avançar, agora, com essa mesma verba, mas a cobiça que o internacional pela República Democrática do Congo tem gerado pode fazer com que os arsenalistas não baixem a fasquia e ambicionem esse encaixe.

E se o Besiktas, ainda que indiretamente, foi o primeiro clube a demonstrar interesse na compra de Banza, o Galatasaray passou a ser o mais recente concorrente. O campeão turco está na iminência de perder a sua principal referência ofensiva, caso de Victor Osimhen - o internacional nigeriano, que esteve cedido pelo Nápoles, acabou de recusar uma mudança para o Al Hilal, mas o emblema árabe, que pelo africano estava disposto a pagar €75 M promete voltar à carga... -, e, dessa forma, terá forçosamente de atacar o mercado para encontrar uma alternativa credível.

Simon Banza justificou em solo turco que está adaptado à realidade e que pode vir a ser uma mais-valia para os maiores conjuntos daquele país, pelo que o seu nome vai estar, seguramente, em cima da mesa das negociações.

Mas o (ainda) jogador dos bracarenses também tem mercado na Arábia Saudita e na Polónia...

Sugestão de vídeo: