Salomé Afonso pronta para «retribuir» após repescagem
Salomé Afonso sofreu, mas está na final de 1500 metros nos Mundiais de Tóquio, depois de recurso, e promete retribuir.
Recorde-se que um recurso da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) ao júri de apelo, após decisão inicial desfavorável, permitiu recuperar a lusa para a final, agendada para terça-feira, após um choque com a alemã Nele Wessel. Wessel também foi repescada para a final, que é, assim, alargada a 14 atletas, na sequência de um choque desencadeado por uma outra atleta, a italiana Marta Zenoni, que foi desclassificada.
«Fez-se justiça, estou muito feliz, muito agradecida e espero poder estar ao nível de toda a ajuda que recebi», afirmou a atleta em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Salomé terminou a segunda meia-final, no domingo, em 10.º lugar, fora dos lugares de apuramento para a final, na sequência de um embate com a alemã. Wessel, que até terminou atrás de Afonso, no 11.º posto, foi imediatamente repescada, enquanto a portuguesa teve de apresentar recurso.
«Estou sem palavras. Foi um dia muito desgastante, mas agradeço a toda a gente, que foi incansável, nesta tentativa de me recolocar na final», reconheceu.
Salomé Afonso tem como melhor marca em mundiais o 12.º lugar.
«Vou dar o meu melhor na final, espero deixar orgulhosos todos os que tanto me apoiaram neste momento difícil», declarou.