Russas boicotam prova na Roménia
A seleção russa de ginástica rítmica anunciou a sua retirada de uma competição internacional na Roménia, agendada para este fim de semana, alegando que as autoridades locais ameaçaram proibir o uso da sua bandeira e do seu hino.
A decisão surge após a Federação Internacional de Ginástica ter levantado, no final de maio, as sanções impostas a atletas russos e bielorrussos, que estavam em vigor desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em 2022. Com o fim das restrições, os ginastas de ambos os países recuperaram o direito de competir sob os seus símbolos nacionais.
No entanto, segundo um comunicado da Federação Russa de Ginástica, a delegação foi informada «oralmente» pelas autoridades de Cluj-Napoca, cidade anfitriã de uma etapa da Taça do Mundo entre 26 e 28 de junho, de que «a bandeira russa não seria hasteada (...) e o hino nacional não seria tocado em caso de vitória dos ginastas russos».
Perante o que considera uma «violação flagrante do regulamento das competições por parte dos seus organizadores», a federação russa optou por «renunciar à participação». Ainda assim, o comunicado sublinha que «a seleção russa continua pronta para participar em competições que respeitem as exigências da World Gymnastics».
The Romanian Gymnastics Federation faces possible sanctions after Russia withdrew from the Rhythmic Gymnastics World Challenge Cup in Cluj-Napoca, citing a dispute over the display of national symbols.
— insidethegames (@insidethegames) June 27, 2026
The boycott followed a decision by Cluj-Napoca Mayor Emil Boc not to permit… pic.twitter.com/Vphyel8tgF
A polémica intensificou-se com as declarações de Emil Boc, presidente da câmara de Cluj-Napoca. Num vídeo publicado na quarta-feira no Instagram, Boc explicou que aceitou organizar o evento numa altura em que os atletas russos só podiam competir como «neutros», ou seja, sem terem apoiado ativamente a ofensiva na Ucrânia.
«Gostaria de ser claro (...): o hino da Rússia não soará e a bandeira da Rússia não será utilizada para a representação de desportistas desse país», garantiu o autarca, justificando a sua posição como uma forma de manifestar desacordo «com os símbolos políticos de um Estado agressor».
Сборная России по художественной гимнастике отказалась от участия в Кубке вызова в румынском городе Клуж-Напока из-за грубых нарушений регламента соревнований со стороны организаторов, сообщает пресс-служба Федерации гимнастики РФ:https://t.co/u4DWsGTTX0 pic.twitter.com/aokjM7kacY
— ТАСС (@tass_agency) June 26, 2026
Em resposta, o Comité Olímpico Russo considerou que a declaração constitui uma «violação flagrante da Carta Olímpica e do princípio da neutralidade política do desporto». Num comunicado, o organismo anunciou ter «informado o Comité Olímpico Internacional sobre este incidente».
Antes da ginástica, outras modalidades como o judo e a natação já tinham votado a favor da reintegração plena dos atletas russos e bielorrussos em novembro e abril, respetivamente.