Roberto Martínez deixa alerta sobre a utilização dos sub-21 em Portugal
O selecionador nacional, Roberto Martínez, elogiou o trabalho desenvolvido na formação em Portugal, considerando o país uma referência a nível europeu, mas alertou para a reduzida utilização de jogadores sub-21 nacionais na Liga, apontando este aspeto como um dos grandes desafios para o futuro do futebol português.
«Portugal é um exemplo no trabalho de formação, talvez o melhor da Europa. Mas temos uma percentagem muito baixa de jogadores sub-21 nacionais a jogar minutos na Primeira Liga. Estamos a falar de 3,8%, quando ligas como a francesa têm quase o dobro», revelou o técnico, sublinhando que Portugal está entre as quatro ligas com piores indicadores nesse capítulo, num universo de cerca de 50 campeonatos analisados.
Para Martínez, o desenvolvimento dos jovens não termina nas camadas de formação. «Os primeiros 50 jogos de um jogador fazem parte da sua formação. Criamos muito bem o talento, mas precisamos de encontrar espaço para que esses jovens possam jogar no futebol profissional», afirmou, defendendo que esta é uma responsabilidade partilhada entre Federação e clubes.