FC Porto B está em escalada na tabela da Liga 2 - Foto: FC PORTO
FC Porto B está em escalada na tabela da Liga 2 - Foto: FC PORTO

Femenías só não travou 'bomba' de Karamoh: FC Porto B em franca retoma (crónica)

Equipa secundária dos dragões bateu o Penafiel, por 1-0, no Olival, e somou a quarta vitória na Liga 2. Guarda-redes dos visitantes até um penálti defendeu, mas seria o franco-marfinense a decidir

O FC Porto B está em franca retoma na Liga 2. Esta sexta-feira, na 14.ª jornada, a equipa orientada por João Brandão somou a segunda vitória consecutiva na prova (quarta no total), ao receber e vencer, no Olival, o Penafiel, por 1-0. Yann Karamoh, 'cedido' pela formação principal, foi titular e decidiu a partida com um golo de belo efeito. O resultado podia ter sido bem mais alargado, não fosse a tremenda exibição do espanhol Joan Femenías na baliza dos durienses — até um penálti defendeu!

O encontro esteve bem dividido nos minutos iniciais, debaixo de chuva intensa no Olival. Yann Karamoh deu o primeiro sinal de perigo para os anfitriões, com um cruzamento venenoso que atravessou toda a grande área do Penafiel sem sofrer desvios. Uma das boas iniciativas dos alas portistas — André Miranda atacou pela direita —, com os visitantes a tentarem responder na mesma moeda. João Costa, porém, foi controlando o espaço aéreo na grande área portista.

Os durienses começaram a carregar mais a partir dos 25 minutos, mas sem criar verdadeiro perigo. Aproveitou o FC Porto B para dar lição de eficácia e… marcar. Grande arrancada de Karamoh pela esquerda, a fletir para o meio e a disparar forte, para o 1-0. Um momento de brilhantismo do extremo franco-marfinense, que fez a diferença após 45’ de equilíbrio e terá servido para dar sinal a Francesco Farioli.

Ao intervalo, João Brandão mexeu na lateral-direita, lançando Dinis Rodrigues. Logo aos 47’, o irreverente André Miranda foi carregado em falta na área e o árbitro, Miguel Nogueira, não hesitou na hora de apontar para a marca de penálti. Na conversão, Joan Femenías negou o 2-0 a Melnichenko com excelente intervenção, desviando a bola para a trave.

No meio-campo, nota mais para Domingos Andrade, que foi manietando a casa das máquinas penafidelense. Karamoh, autor do tento inaugural, cedeu a vaga a Tiago Andrade antes da hora de jogo, talvez por gestão física (à semelhança do que sucedeu com Pedro Lima ao intervalo).

José Manuel Aira, mesmo em desvantagem, só mexeu aos 67’, trocando avançado (Sery) por avançado (Raúl Alcaina). O Penafiel foi procurando chegar à baliza de João Costa, mas a linha defensiva do FC Porto B viveu final de tarde de concentração máxima.

Aos 77’, grande oportunidade para o FC Porto B. Em lance de contragolpe, Tiago Andrade puxou para o pé direito e disparou para nova intervenção atenta de Femenías. E o guardião espanhol ainda não tinha fechado a folha de serviço. Aos 85’, Vonic trabalhou na área e disparou à trave. Na recarga, Tiago Andrade viu o dono da baliza do Penafiel fazer mancha espetacular.

O marcador não sofreu alterações até ao derradeiro apito e os dragões viram confirmado mais um triunfo. O FC Porto B passou a somar 17 pontos e igualou o Lusitânia de Lourosa no 9.º lugar. O Penafiel manteve-se com os 16 que já havia somado. Nota para João Costa, guardião dos dragões, que, no quinto jogo pela formação secundária azul e branca, somou a quarta folha limpa.