O golo 100 de Roberto na Liga 2 - Foto: Liga Portugal
O golo 100 de Roberto na Liga 2 - Foto: Liga Portugal

Roberto faz história no futebol português e Chaves aproxima-se da liderança

O avançado de 37 anos tornou-se no segundo jogador de sempre a chegar aos 100 golos na Liga 2. Valentes transmontanos somam terceira vitória consecutiva

O Chaves venceu a Oliveirense por 3-2, na tarde desta sexta-feira, em Oliveira de Azeméis, num jogo bastante animado e equilibrado.

Os da casa ficaram perto de abrir a contagem logo ao minuto quatro, por Pedro Martelo. Valeu um grande corte de Tiago Simões. O golo chegaria cinco minutos depois, por Foe-Ondoa. A bola sobrou à entrada da área, após um corte ineficiente da defensiva do Chaves, e o médio francês não vacilou.

O Chaves reagiu bem e não tardou em ferir as redes da Oliveirense… só que o golo não contou. Roberto festejava o seu centésimo golo na Liga 2, mas o VAR reverteu o lance por um fora de jogo de oito centímetros de Reinaldo, no início da jogada.

Aos 44', Pedro Martelo voltou a desperdiçar uma grande oportunidade. O avançado isolou-se na área dos transmontanos, mas quis fazer um golo bonito, ao picar a bola, e falhou no frente e frente com Gudzulic.

Diz-se que quem não marca sofre… e aqui aplicou-se: Tiago Simões fez o 1-1, aos 45+4'. O defesa ganhou uma bola perdida, na sequência de um pontapé de canto, e não vacilou.

Pedro Martelo foi para o descanso, assentou ideias e redimiu-se logo no início do segundo tempo. Desta vez, o avançado ex-Leça não foi perdulário e fez o golo 300 da presente edição da Liga 2.

O Chaves restabeleceu a igualdade logo a seguir, na sequência de uma grande penalidade. Reinaldo foi chamado à cobrança e fez o 2-2.

O jogo esteve quase cinco minutos parado, por volta no minuto 70. Marcos Brazão havia assinalado novo penálti, por braço na bola de Joanderson, mas o VAR reverteu a decisão porque um jogador estava cinco centímetros fora de jogo nesse lance.

Poucos minutos depois, Roberto faria mesmo o 3-2. Desta vez sim. O avançado flaviense chegou ao golo 100 na Liga 2. É o segundo melhor marcador da história da competição e está agora a apenas 14 golos de Pires - o líder dessa contenda, que já pendurou as botas.

O jogo ainda seria longo. O árbitro deu 13 minutos de compensação, mas, depois do terceiro golo, os flavienses conseguiram gerir a partida e o resultado.

Aos 90+8', Gudzulic salvou os três pontos do Chaves com uma grande defesa, a tirar a bola do ângulo esquerdo. Os transmontanos tiveram de sofrer (e souberam fazê-lo), sem, no entanto, abdicarem de atacar a baliza adversária.

O Chaves somou a terceira vitória seguida na Liga 2 e fica a apenas três pontos do Sporting B, que está na liderança do campeonato.