Rio Ave: capitão encabeça tridente que não 'verga'
Nove em nove. É esta a contabilidade de Marious Vrousai, André Luiz e Nikos Athanasiou. Só este tridente pode gabar-se de ter participado em todos os jogos oficiais já realizados pelo Rio Ave na presente temporada.
O capitão surge, literamente, à cabeça. Vrousai demonstra, também dentro do relvado, que a braçadeira não é um mero acaso e o ala direito grego, de 27 anos, é o que mais minutos contabiliza em 2025/2026: 741.
A importância do camisola 17 é de tal ordem que Marious Vrousai foi mesmo titular em todas as partidas dos rioavistas. O internacional grego (cinco jogos), formado no Olympiakos e que cumpre a terceira temporada em Vila do Conde - chegou a meio da época 2023/2024, então por empréstimo do gigante do Pireu, e depois assinou em definitivo pelo emblema da caravela -, é absolutamente indiscutível para Sotiris Silaidopoulos, técnico helénico que sabe que pode contar sempre com a polivalência do compatriota, bem como com a sua voz de comando.
Mas o capitão tem fiéis escudeiros nesta caminhada. Isto porque além de Vrousai também André Luiz e Nikos Athanasiou foram sempre a jogo desde o início da época. O extremo brasileiro contabiliza 649 minutos (soma três golos, particular em que está apenas do inevitável Clayton, que já conseguiu seis remates certeiros, e quatro assistências), ao passo que o ala esquerdo grego leva 629 (também já fez um passe de morte).
A este tridente seguem-se vários jogadores que também têm demonstrado andamento e que apenas falharam uma partida. São os casos de Cezary Miszta, Brandon Aguilera, Clayton, Andreas Ntoi, Pancho Petrasso, Olinho, Dario Spikic, Liavas e Marc Gual (que se estreou a marcar na derrocada em Sintra).
Reboleira no horizonte
Noutro âmbito, e depois de para trás ter ficado o tremendo amargo inerente à eliminação da Taça de Portugal - surpreendente derrota (2-3) frente ao Sintrense, no domingo, em partida da 3.ª eliminatória da prova rainha -, o plantel do Rio Ave regressou esta manhã aos trabalhos e começou, desde logo, a preparar o regresso ao campeonato.
Na sessão matinal, que decorreu no complexo desportivo do clube, Sotiris Silaidopoulos não pôde contar com três jogadores: Omar Richards, Theofanis Bakoulas e Rafael Lobato. O defesa inglês, o médio grego e o avançado brasileiro continuam a recuperar das respetivas lesões e estão, por isso, entregues ao departamento médico.
Os rioavistas voltam a treinar na manhã desta quarta-feira, dando seguimento à preparação do embate na Reboleira, diante do Estrela da Amadora, partida da 9.ª jornada da Liga que está marcada para as 20h30 do próximo sábado. Nessa altura, os vila-condenses vão tentar dar sequência ao triunfo (3-0) frente ao Tondela, na ronda anterior, naquela que foi a primeira e única vitória alcançada até ao momento pela formação orientada por Sotiris Silaidopoulos.