Real volta a tropeçar e entrega a liderança ao Barcelona
MADRID — Nova e grave escorregadela do Real Madrid, numa medíocre exibição que levou ao empate por 1-1 no terreno do Girona, o terceiro empate consecutivo e a entrega em bandeja do primeiro lugar ao Barcelona, que ainda há poucas semanas tinha cinco pontos de atraso e agora tem um de avanço, diferença que a meio da semana poderá aumentar no jogo frente ao Atlético e a visita do Real ao campo do Ath. Bilbao.
Em 14 jornadas, Xabi Alonso nunca apresentou duas formações iguais seguidas e reapareceram Militão e Rudiger no centro da defesa, com Álvaro Carreras a ficar no banco, sendo o seu lugar ocupado por Fran Garcia.
No Girona, que luta para fugir dos últimos lugares, muitas baixas importantes o que não impediu que a equipa, comandada pelo antigo benfiquista Witsel, tenha no começo tomado a iniciativa do jogo, com longas posses de bola mas também cometendo erros nos passes que o Real Madrid aproveitou para, através de Vinícius e Mbappé criar jogadas rápidas e criar o pânico na defesa local, que foi resistindo e evitando lances que se produzissem lances de verdadeiro perigo para a sua baliza e foi mesmo Courtois quem primeiro teve de intervir para deter, em dois tempos, um perigoso remate de Tsygankov ao que se seguiu outro de Ounahi que por pouco não surpreendeu ao guarda redes visitante, pouco depois foi ainda a equipa local que dispôs de uma magnifica ocasião de marcar mas não soube aproveitar um infeliz lance do defesa Alexander-Arnold.
A equipa de Xabi Alonso insistiu no ataque, mas faltou-lhe verticalidade e ideias para criar espaços e teve de ser Militâo a fazer o primeiro remate de perigo e obrigar ao guardião local Gazzaniga a fazer uma enorme defesa quando já se estava perto do intervalo e antes deste ainda houve tempo para Mbappé marcar um golo que, depois da intervenção do VAR, foi anulado por mão do jogador francês.
Na resposta, o Girona organizou um rápido contra-ataque com centro para a área, onde Ounahi, aproveitando o grande buraco na defesa madrilena, fez um remate certeiro que terminou no golo do Girona. Num instante passou-se do que podia ter sido o 0-1 ao 1-0, resultado com que se chegou ao descanso.
A perder, o Real iniciou a segunda parte apertando muito no ataque, teve várias ocasiões de marcar, mas só aos 20 minutos conseguiu chegar ao empate num penálti cometido sobre Vinícius e transformado por Mbappé.
Mas faltou o golo da vitória, o Real procurou-o, mas sem demasiada convicção, a equipa voltou a deixar muitas dúvidas e todos continuam à espera duma exibição que seja de fato convincente, com a falta de jogo e de resultados e a repetida atitude cerimoniosa dos jogadores.
Xabi Alonso começa a ser seriamente questionado e ou as coisas mudam rapidamente ou a sua continuidade à frente da equipa ficará em sério perigo.