Real Madrid vence no jogo de todas as despedidas (até a de Gyokeres)
Por vezes, no futebol, há jogos que são apenas uma nota de rodapé no fundo de coisas muito maiores. E o Real Madrid-Real Sociedad, que neste sábado fechou a época das duas equipas é um desses exemplos.
Já sem nada a ganharem ou a perderem em termos classificativos, as duas equipas entraram em campo e os merengues venceram por 2-0, graças a um bis de Kylian Mbappé.
E aí entra o primeiro ponto de interesse do jogo. Porque um golo permitia ao avançado francês passar para a frente da corrida pela Bota de Ouro, ultrapassando Viktor Gyokeres, avançado do Sporting.
Ora, o francês marcou dois e o sueco despediu-se do sonho de ganhar o troféu para o melhor marcador da Europa, apesar de ter apontado 39 golos na Liga, mais sete do que Mbappé na LaLiga. Só que em Espanha cada golo vale dois pontos e em Portugal apenas 1,5. E assim, só Mohamed Salah pode roubar a distinção ao internacional gaulês, e precisa de marcar quatro golos para o fazer (três para dividirem o prémio).
Voltando às despedidas, depois da de Gyokeres (que ninguém lamentou no Santiago Bernabéu), a primeira figura a despedir-se foi Lucas Vázquez. O lateral direito de 33 anos termina a ligação com o clube em que fez a formação e do qual só se afastou na época 2014/2015, quando rodou no Espanhol.
Mais emocionante e emocionado, porém, foi o adeus de Luka Modric. Ao fim de 13 épocas, o jogador mais titulado da história do Real Madrid teve direito a guarda de honra e lágrimas nas bancadas quando foi substituído, aos 87’.
Para o final do encontro ficou ainda guardada também a despedida de Carlo Ancelotti, que antes de rumar ao Brasil para treinar a seleção marcou a segunda passagem pelo clube da capital espanhola com duas Champions, dois campeonatos, uma Taça do Rei, duas Supertaças de Espanha e outras tantas Supertaças europeias.
Menos mediático, mas também relevante, o jogo marcou também o adeus de Imanol Aguacil à Real Sociedad, o clube de sempre do treinador de 53 anos, que em 2020 conduziu os bascos à conquista da Taça do Rei.
#DAZNLALIGA