Florentino Pérez (IMAGO/CordonPress) - Foto: IMAGO

Real Madrid pondera processo multimilionário contra a UEFA por danos relativos à Superliga

Clube da capital espanhola alega que a UEFA, no caso da Superliga, infringiu gravemente as normas de livre concorrência da União Europeia

O Real Madrid celebrou, através de um comunicado oficial, a decisão do Tribunal Provincial de Madrid de indeferir os recursos de apelação apresentados pela UEFA, RFEF e LaLiga. A decisão confirma a sentença de maio de 2024 do Tribunal de Comércio de Madrid, que determinou um abuso de posição dominante por parte da UEFA e da FIFA.

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid

O clube madrileno, um dos principais impulsionadores da Superliga, abre assim a porta a uma possível ação judicial multimilionária contra a UEFA, reclamando uma indemnização pelos «avultados prejuízos sofridos». Adicionalmente, o Real Madrid reitera que tentou, por diversas vezes e sem sucesso, encontrar soluções junto do organismo presidido por Aleksander Ceferin.

O Real Madrid C. F. celebra que o Tribunal Provincial de Madrid tenha indeferido os recursos de apelação interpostos pela UEFA, RFEF e LALIGA, confirmando que a UEFA, no caso da Superliga, infringiu gravemente as normas de livre concorrência da União Europeia, em linha com a sentença do TJUE, com abuso da sua posição dominante.

Esta sentença abre a via para reclamar os avultados prejuízos sofridos pelo clube.

Além disso, o Real Madrid informa que, ao longo de 2025, manteve inúmeras conversas com a UEFA para procurar soluções, sem que se tenha alcançado qualquer compromisso em torno de uma governação mais transparente, sustentabilidade financeira, proteção da saúde dos futebolistas e melhorias na experiência dos adeptos, incluindo modelos de transmissão gratuitos e acessíveis a nível global, como foi o caso no Mundial de Clubes da FIFA.

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid

Consequentemente, o clube anuncia que continuará a trabalhar pelo bem do futebol global e dos adeptos, ao mesmo tempo que exigirá à UEFA os avultados prejuízos sofridos.

A nota, publicada no site oficial do clube presidido por Florentino Pérez, conclui com a reafirmação do compromisso do Real Madrid em prosseguir com os seus objetivos para o futuro do futebol.