Guarda-redes checo, de apenas 23 anos, não sofreu golos em 19 dos 36 jogos que soma esta época
Guarda-redes checo, de apenas 23 anos, não sofreu golos em 19 dos 36 jogos que soma esta época

SC Braga: cofre de alta segurança leva a recorde defensivo

Arsenalistas somaram cinco jogos consecutivos sem qualquer golo consentido. Para trás ficaram duas séries de quatro partidas imbatíveis. Hornicek é... gigante

Aves SAD (4-0), 20.ª jornada da Liga, Go Ahead Eagles (0-0), 8.ª jornada da UEFA Europa League, Alverca (5-0), 19.ª jornada da Liga, Nottingham Forest (1-0), 7.ª jornada da UEFA Europa League, e Tondela (1-0), 18.ª jornada da Liga. A sequência de jogos mais recente do SC Braga tem denominador comum: zero golos sofridos. Cofre de alta segurança.

Está, assim, batido o recorde do clube na presente temporada. Antes disso, os arsenalistas tinham conseguido duas séries de quatro partidas consecutivas sem que a sua baliza fosse violada — entre 10 e 21 de agosto de 2025: Tondela (3-0), 1.ª jornada da Liga, Cluj (2-0), segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League, Alverca (3-0), 2.ª jornada da Liga, e Lincoln Red Imps (4-0), primeira mão do play-off de acesso à fase de liga da UEFA Europa League; e entre 18 e 29 de outubro de 2025: Bragança (1-0), 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, Estrela Vermelha (2-0), 3.ª jornada da UEFA Europa League, Casa Pia (4-0), 9.ª jornada da Liga, e Santa Clara (5-0), quartos de final da Allianz Cup.

Os comandados de Carlos Vicens retomaram, nas últimas três semanas, o equilíbrio à retaguarda, algo que ajuda a explicar o excelente período por que passam os guerreiros, que, depois de um início de ano civil traumatizante — derrotas com Vitória de Guimarães (1-2), na final da Allianz Cup, e Fafe (1-2), nos quartos de final da Taça de Portugal —, voltaram a entrar nos eixos.

O objetivo dos minhotos segue firme no propósito de dar continuidade a um momento de grande nível, não só para segurarem o 4.º lugar do campeonato (o Gil Vicente segue logo atrás, a apenas dois pontos de distância), mas também para ainda sonharem com o pódio (o Benfica tem 10 pontos a mais).

Hornicek é gigante

O mérito do processo defensivo é coletivo, mas há um elemento do setor mais recuado em plano de grande destaque: Lukas Hornicek.

O camisola 1, indiscutível entre os postes, participou em 36 dos 41 jogos oficiais já realizados pelo SC Braga esta época e em 19 deles manteve a sua baliza a zero. Já começam a falar adjetivos para qualificar a dimensão do guarda-redes checo, de apenas 23 anos. É um gigante!