Ex-árbitro pede desculpa por comentários «desajeitados» contra Vinícius
O antigo árbitro da Premier League, Mark Clattenburg, emitiu um pedido de desculpas público pelos seus comentários sobre o alegado incidente de racismo envolvendo Vinícius Jr. e Prestianni, em que criticou duramente o brasileiro, descrevendo as suas palavras como «desajeitadas».
Durante a paragem do jogo entre o Benfica e o Real Madrid, Clattenburg, a comentar para a TNT Sports, afirmou: «Como árbitro, já enfrentei esta situação no passado. Tudo o que ele pode fazer é registar o incidente no seu relatório. Depois, a UEFA irá analisá-lo. É uma posição muito difícil para o árbitro. Não é culpa dele. Vinícius Júnior, sim, marcou um golo excelente, mas deveria ter regressado ao outro lado do campo e o jogo poderia ter continuado», referiu ainda o inglês, de 50 anos.
Estes comentários geraram uma onda de críticas, com apelos ao seu afastamento do canal. Em resposta, Clattenburg publicou um pedido de desculpas nas suas redes sociais. «Nada justifica o racismo no desporto ou na vida. Estou grato por ter a oportunidade de dar seguimento ao que aconteceu na noite passada, estive mal, peço desculpa», começou por escrever, nem mencionando Prestianni.
— Mark Clattenburg (@clattenburg1975) February 18, 2026
«Foi em televisão, em direto, o meu trabalho é reagir no momento e as palavras que usei foram desajeitadas e não foram corretas. Já estou a aprender com isto e agradeço aos meus colegas que cobriram a situação com classe», pode ler-se na sua declaração.