Ranking UEFA: Portugal cada vez mais perto dos Países Baixos, que só sabem perder
Portugal vai somando pontos e continua a aproximar-se do 6.º lugar no ranking da UEFA, ocupado pelos Países Baixos.
A vitória do SC Braga, na quarta-feira, sobre o Feyenoord, precisamente do país que Portugal quer ultrapassar, deu ajuda tremenda. O triunfo somou 0,400 pontos à pontuação lusa (dois pontos pela vitória, a dividir pelos cinco representantes com que Portugal iniciou a campanha europeia) e fez com que os neerlandeses não pontuassem. Nesta quinta-feira, registam-se mais boas notícias, com mais 0,400 pontos conquistados pelo FC Porto, perante as derrotas de Utrecht e Go Ahead Eagles.
Aliás, os Países Baixos ainda não somaram qualquer ponto nas fases de liga das competições da UEFA: também PSV e Ajax foram derrotados na jornada inaugural da UEFA Champions League. O AZ Alkmaar, na UEFA Conference League, só entra em ação na próxima semana.
Portugal está agora a 3,200 pontos do 6.º lugar do ranking, que permite ter três equipas na Champions (duas diretas na fase de liga e uma na terceira pré-eliminatória). O 7.º lugar que ocupa atualmente apenas dá duas vagas na liga milionária, uma através do play-off, como aconteceu este ano com o Benfica.
A diferença ainda é substancial (mais ainda com os Países Baixos a manterem as seis equipas em prova) e é difícil, mas não impossível de ultrapassar com os pontos conquistados esta temporada. Em todo o caso, e com o Vitória de Guimarães a somar muitos pontos na Liga Conferência, no ano passado Portugal fez apenas mais um ponto que os neerlandeses (16,250 contra 15,250), o que diz bem das dificuldades do caminho.
Há aqui outra situação que terá impacto mais lá para a frente, quando a época acabar. Os Países Baixos vão perder um dos seus melhores registos, os 19.200 pontos de 2021/22 — Portugal fez 12.916 — o que faz com que seja muito provável, com uma campanha lusa razoável, que os portugueses passem para a frente dos neerlandeses no início da temporada 2026/27. No entanto, nasce aqui outro problema: a Bélgica. É que Portugal vai perder os tais 12.916 pontos, mas os belgas só perderão 6.600. E isso pode fazer com que no início da próxima época, o 6.º lugar não seja de neerlandeses nem dos portugueses, mas sim dos belgas. Contas que terão de ser feitas lá mais para a frente e que obrigam as equipas portuguesas a não vacilar na conquista de pontos.
Segundo lugar anual alcançado
No ranking anual, cujos dois primeiros no final da época têm direito a vaga adicional na UEFA Champions League seguinte, há novidades. Os 0,800 pontos com que o SC Braga e FC Porto contribuíram elevaram o total luso de 2025/2026 para 6,000 pontos, o que garante a Portugal a ultrapassagem a Chipre (5,750) e chegar ao 2.º lugar. A Dinamarca é líder, com a vitória do Midtjylland a permitir ultrapassar a fasquia dos 6 pontos (6,125).
A Chipre, seguem-se Inglaterra (5,388 pontos) e Bélgica (5,300).
Este ano, são Inglaterra e Espanha os países com um clube extra na Champions (os ingleses, na verdade, têm dois extra, com o Tottenham, por ter vencido a UEFA Europa League da época passada, a ocupar também vaga adicional).