Quinto nos 10 mil metros em Paris-2024 suspenso por doping
O queniano Benard Kibet Koech, finalista dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, foi suspenso por quatro anos por violação das regras antidopagem, anunciou esta quinta-feira a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).
O fundista de 26 anos, que terminou a prova olímpica no quinto lugar, encontrava-se suspenso provisoriamente desde junho de 2024, na sequência de irregularidades detetadas no seu passaporte biológico.
A decisão agora tornada pública confirma a sanção máxima e determina ainda a anulação de todos os resultados obtidos entre 26 de junho de 2024 e 10 de junho de 2025, o que implica a desclassificação da prova dos 10.000 metros em Paris.
Segundo a AIU, a investigação incidiu sobre amostras recolhidas antes dos Jogos Olímpicos, nas quais foram identificados valores anormais de hemoglobina. Esses dados levaram a entidade a concluir ser «altamente provável» o recurso a substâncias proibidas para melhoria do desempenho.
Benard Koech procurou justificar as anomalias com uma infeção por covid-19, o consumo de suplementos de ferro e o treino em altitude, argumentos que não convenceram o painel disciplinar da AIU, que considerou não existirem explicações fisiológicas credíveis para os valores registados.
Apesar da suspensão, o atleta mantém no seu palmarés o quinto lugar alcançado nos 10.000 metros dos Campeonatos do Mundo de Budapeste, em 2023, uma vez que esses resultados não estão abrangidos pelo período agora invalidado. Koech detém ainda marcas pessoais de relevo, como os 26.43,98 nos 10.000 metros e 58.45 minutos na meia-maratona, números que ficam agora inevitavelmente marcados por esta decisão disciplinar.