Pubalgia deve afastar estrela do Athletic Bilbao do Sporting
Soam os alarmes em Bilbau por Nico Williams. O técnico do Athletic, Ernesto Valverde, admitiu a provável indisponibilidade do extremo de 23 anos para o duelo diante do Sporting, na última jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
«Não creio que o Nico esteja disponível para amanhã porque agora não o vejo em condições. Os jogos são muitp seguidos. Temos que ver esta tarde e em função disso faremos a equipa», afirmou Valverde sobre Nico Williams, que tem jogado limitado devido a uma pubalgia sofrida na reta final da época passada.
Aymeric Laporte e Dani Vivian também são dores de cabeça para o técnico espanhol: «É complicado que o Laporte jogue apesar de se estar a treinar. É demasiado cedo. O Vivian também tem alguns problemas.»
Os lesionados Sannadi e Inaki Williams e o castigado Jauregizar são baixas confirmadas para o duelo contra o Sporting, tal como Yeray, suspenso até abril devido a um teste positivo num controlo antidoping.
Nico Williams e um problema que se arrasta
Nico Williams até entusiasmou os adeptos do Athletic no início da época ao fintar o interesse do Barcelona e assinar a renovação de contrato até 2035 com o clube basco, mas a época não lhe tem corrido de feição.
O desempenho do extremo de 23 anos tem refletido as limitações provocadas por uma pubalgia sofrida que se arrasta há vários meses e já provocou a ausência de sete partidas esta temporada. O internacional espanhol somou apenas quatro golos e três assistências em 22 jogos disputados pelos bascos até ao momento.
A condição física de Nico Williams tem sido gerida com pinças pelo Athletic Bilbao, mas a abordagem conservadora adotada até ao momento não tem sido suficientemente eficaz para debelar o problema físico que ainda apoquenta o internacional espanhol. A imprensa espanhola avança que a situação pode ser resolvida, em último caso, com a realização de uma cirurgia, que implica, ainda assim, pelo menos dois meses de ausência.
De acordo com a Marca, o jogador e o clube basco concordaram em continuar a adotar uma abordagem conservadora, confiantes numa eventual melhoria até ao final da época. A presença de Nico no Campeonato de 2026 não é uma certeza, dada as dificuldades físicas e o próprio rendimento que tem apresentado.