Nico Williams, extremo do Athletic Bilbao
Nico Williams, extremo do Athletic Bilbao - Foto: IMAGO

Pubalgia deve afastar estrela do Athletic Bilbao do Sporting

Nico Williams tem jogado com evidentes limitações físicas. Descanso confirmado pelo treinador dos bascos, Ernesto Valverde. Presença no Mundial pode estar em risco

Soam os alarmes em Bilbau por Nico Williams. O técnico do Athletic, Ernesto Valverde, admitiu a provável indisponibilidade do extremo de 23 anos para o duelo diante do Sporting, na última jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

«Não creio que o Nico esteja disponível para amanhã porque agora não o vejo em condições. Os jogos são muitp seguidos. Temos que ver esta tarde e em função disso faremos a equipa», afirmou Valverde sobre Nico Williams, que tem jogado limitado devido a uma pubalgia sofrida na reta final da época passada.

Aymeric Laporte e Dani Vivian também são dores de cabeça para o técnico espanhol: «É complicado que o Laporte jogue apesar de se estar a treinar. É demasiado cedo. O Vivian também tem alguns problemas.»

Os lesionados Sannadi e Inaki Williams e o castigado Jauregizar são baixas confirmadas para o duelo contra o Sporting, tal como Yeray, suspenso até abril devido a um teste positivo num controlo antidoping.

Nico Williams e um problema que se arrasta

Nico Williams até entusiasmou os adeptos do Athletic no início da época ao fintar o interesse do Barcelona e assinar a renovação de contrato até 2035 com o clube basco, mas a época não lhe tem corrido de feição.

O desempenho do extremo de 23 anos tem refletido as limitações provocadas por uma pubalgia sofrida que se arrasta há vários meses e já provocou a ausência de sete partidas esta temporada. O internacional espanhol somou apenas quatro golos e três assistências em 22 jogos disputados pelos bascos até ao momento.

A condição física de Nico Williams tem sido gerida com pinças pelo Athletic Bilbao, mas a abordagem conservadora adotada até ao momento não tem sido suficientemente eficaz para debelar o problema físico que ainda apoquenta o internacional espanhol. A imprensa espanhola avança que a situação pode ser resolvida, em último caso, com a realização de uma cirurgia, que implica, ainda assim, pelo menos dois meses de ausência.

De acordo com a Marca, o jogador e o clube basco concordaram em continuar a adotar uma abordagem conservadora, confiantes numa eventual melhoria até ao final da época. A presença de Nico no Campeonato de 2026 não é uma certeza, dada as dificuldades físicas e o próprio rendimento que tem apresentado.