PSG reforça presença no Japão - Foto: X/PSG
PSG reforça presença no Japão - Foto: X/PSG

PSG vê Japão como país estratégico e lança cinco novas escolas

Clube parisiense reforça presença no Oriente. Makélélé marcou presença em Tóquio

O Paris Saint-Germain anunciou o relançamento da PSG Academy Japan, um projeto que prevê a abertura de cinco escolas de futebol e que visa atrair milhares de jovens japoneses, reforçando a presença internacional do clube parisiense.

O anúncio contou com a presença, em Tóquio, do antigo jogador do clube, Claude Makélélé. O objetivo é implementar a metodologia de formação «P.A.R.I.S.» (Posse, Análise, Reação, Intensidade e Estrutura) em cinco locais distintos nos arredores da capital japonesa, nomeadamente Tóquio, Saitama, Ibaraki, Shizuoka e Chiba, para crianças a partir dos quatro anos.

Sébastien Wasels, diretor-geral do PSG para a Ásia-Pacífico, destacou a importância estratégica do país oriental: «Esta academia representa um novo pilar para a marca PSG. O Japão é um país estratégico para o PSG», afirmou, recordando a abertura de um escritório em 2018, três lojas oficiais e as digressões da equipa principal em 2022 e 2023, onde «se sentiu a paixão» dos adeptos.

Makélélé, que terminou a sua carreira no PSG em 2011 , após passagens por clubes como o Real Madrid e o Chelsea, sublinhou a vertente educativa do projeto: «Eu próprio fui uma criança que sonhou ser futebolista.»

«O projeto do PSG baseia-se na educação e no respeito. Para se ter sucesso, é preciso também uma boa educação, valores, mas também estabilidade familiar e força de caráter. E, nesse contexto, os educadores são primordiais», acrescentou o antigo internacional francês.

Recorde-se que esta não é a primeira tentativa do clube no Japão. Uma experiência anterior, iniciada em 2023, foi interrompida devido a «divergências sobre a forma como eles [o promotor local] implementavam o programa Paris-Saint-Germain», explicou Wasels. «Decidimos, portanto, parar o programa porque já não estava em sintonia com os nossos valores», concluiu.

Com este relançamento, o PSG expande a sua rede de academias, que já marca presença em 22 países, incluindo México, Brasil, Estados Unidos e Senegal.