Português Nic von Rupp vence nas ondas gigantes da Nazaré (vídeo)

Numa das jornadas mais impressionantes de sempre no Canhão da Nazaré, com milhares de pessoas a assistir, a festa ficou em casa mais uma vez

A dupla formada pelo português Nicolau von Rupp e pelo francês Clément Roseyro conquistou o Nazaré Challenge, prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), num dia marcado por condições extremas no mar e milhares de pessoas a assistir ao imponente espetáculo na Praia do Norte. E nem um desfecho condicionado por falhas de energia, que obrigou a organização a realizar apenas uma sessão competitiva, tirou brilho ou entusiasmo à competição

A equipa luso-francesa, que já tinha vencido a edição anterior, em fevereiro, foi a mais consistente na única ronda disputada, somando 45,45 pontos. Von Rupp contribuiu com 23,46, enquanto Roseyro acrescentou 21,99, garantindo a revalidação do título numa das jornadas mais impressionantes de sempre no Canhão da Nazaré.

«Foi um dia insano, louco», disse Roseyro, no final. «O Nic apanhou algumas bombas, eu apanhei outras bombas, toda a gente está em segurança. É um dia feliz!»

Roseyro puxou Von Rupp para uma onda gigantesca, e o surfista português somou uma das melhores ondas do dia, alcançando uma excelente pontuação de 16,66 (num máximo possível de 20).

«Clement é um surfista incrível», retribuiu o português Von Rupp. «É um jovem que apareceu apenas há dois anos, mas já está ao nível dos melhores dos melhores. Olhem para a quantidade de pessoas aqui, a Nazaré está a viver os seus melhores momentos, não só com o público, com o evento, com a competição e com surfistas incríveis como o Lucas Chianca e o Pedro Scooby, mas também com surfistas que nem sequer estão neste evento. Estou muito orgulhoso por estar aqui, e voltar a ganhar é a cereja no topo do bolo», revelou o surfista.

Muito perto ficou a formação brasileira composta por Lucas Chianca e Pedro Scooby, vencedora em 2024. Chumbo, autor da melhor pontuação individual do dia (23,60), e Scooby (21,80) fecharam com 45,40 pontos, a escassos cinco centésimos do primeiro lugar.

Milhares de pessoas acompanharam o evento, onde na competição feminina, o destaque voltou a ser a francesa Justine Dupont, em dupla com o compatriota Éric Rebière.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge reuniu 18 dos melhores surfistas de ondas gigantes do mundo, entre nomes consagrados e locais da Nazaré, distribuídos por nove equipas. Em cada formação, os atletas alternaram entre o surf e a condução do jet ski, estando a prova organizada em três grupos, com duas baterias de 40 minutos previstas por grupo.

No entanto, após a conclusão da primeira sessão, uma sucessão de falhas de energia levou a organização a cancelar a segunda ronda, por não estarem reunidas as condições de segurança necessárias, sobretudo ao nível da luminosidade.

Dessa forma, os vencedores dos três prémios em disputa — melhor performance masculina, melhor performance feminina e melhor performance por equipas — ficaram definidos com base nos resultados da primeira e única ronda realizada.