Portugal já está entre as oito melhores do Mundo!
Portugal já está nos quartos de final do Mundial feminino de sub-19 de basquetebol, depois de vencer Israel, por 83-80, com Clara Silva em enorme destaque e vai agora defrontar Espanha, na sexta-feira.
Na estreia em Mundiais, Portugal apenas perdeu um dos quatro encontros que disputou, com o Canadá, medalha de bronze na última edição, e garantiu já a presença entre as oito melhores equipas do campeonato.
Hoje, frente às israelitas, a poste Clara Silva, de 1,98 metros, conseguiu a melhor pontuação num só encontro no Mundial de Brno, terminando com 37 pontos, melhorando em dois pontos o anterior máximo (35), e que pertencia à israelita Gal Raviv.
A performance for the history books‼️@claravfsilva powered home a monster 37-point, 10-rebound double-double and set the FIBA U19 World Cup 𝘼𝙇𝙇-𝙏𝙄𝙈𝙀 single-game efficiency record (+43) to lead Portugal to an 83-80 victory over Israel in the RD16 pic.twitter.com/AT9qJqsah6
— TCU Women’s Basketball (@tcuwbb) July 16, 2025
A atleta portuguesa, que joga na Texas Christian University, nos Estados Unidos, juntou 10 ressaltos aos pontos, mantendo uma média de ‘duplo-duplo’ no Mundial, com mais de 10 pontos e ressaltos por jogo.
A Seleção Nacional entrou bem na partida (10-4), mas chegou ao final do primeiro período a perder por quatro pontos (29-25) e só conseguiu anular a desvantagem (39-39) mesnmo nos instantes finais da primeira parte, graças a quatro pontos seguidos de Clara Silva.
It's Clara Silva's world, we're just living in it 🤷♀️ #FIBAU19
— NextGen Hoops (@NextGenHoops) July 16, 2025
Her performance vs Israel carried Portugal to their first ever Quarter-Final trip in all FIBA levels 🇵🇹 pic.twitter.com/EhFawfaJE8
No início da segunda parte, Portugal entrou de forma implacável com um parcial de 11-0 - mais oito pontos de Clara Silva e um triplo de Rita Nazário - mas Israel reagiu e fez dos triplos a arma mais eficaz para reduzir até à diferença mínima.
No derradeiro período, a equipa lusa voltou a entrar bem, estando a vencer por 11 pontos, porém, algum nervosismo das estreantes quase ameaçou a vitória, com as rivais a conseguirem chegar a três pontos de desvantagem. Contudo, a formação nacional reagiu e partiu para novo triunfo e mais uma página inédita na história do basquetebol feminino português.
Segue-se agora Espanha, que venceu o Grupo D e que não jogou nos oitavos de final, uma vez que o Grupo C apenas tinha três equipas e devia defrontar o quarto posicionado.