Portugal é campeão europeu de andebol em cadeira de rodas
A Seleção Nacional de andebol em cadeira de rodas consagrou-se, este domingo, em Vilnius (Lituânia), como campeã europeia da modalidade, na primeira edição da prova, ao bater a França, na final, por 2-1. Portugal venceu por o primeiro set por 7-6, perdeu o seguinte por 9-10 e venceu o decisivo por 7-0. No lado português brilhou João Jerónimo, melhor marcador, com 14 golos. Fatih Cuhadar marcou 10 para o conjunto gaulês.
Com esta conquista, Portugal garantiu também um lugar no Campeonato do Mundo de andebol em cadeira de rodas de 2026, no Egito. Na última edição da prova, em 2024, foi sétimo.
𝗪𝗘 𝗔𝗥𝗘 𝗚𝗢𝗟𝗗𝗘𝗡 🥇
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) November 30, 2025
🇵🇹 Final feliz de uma história incrível no 𝐄𝐇𝐅 𝐄𝐮𝐫𝐨 𝐖𝐡𝐞𝐞𝐥𝐜𝐡𝐚𝐢𝐫 𝟸𝟶𝟸𝟻 ✨@EHF_Activities #andebolportugal #acr #ehfeuro #wheelchair pic.twitter.com/c595zGsgbP
Portugal concretizou assim a brilhante campanha na Lituânia da melhor forma, depois de uma caminhada 100% vitoriosa. Na fase de grupos, os lusos bateram a Roménia (2-0), Espanha (2-0) e França (2-0), antes de ultrapassarem a Croácia, na meia-final, também por 2-0, até chegarem à final deste domingo.