Portugal bate Roménia e conta os dias para a estreia no Mundial
Já em Manila, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, continua a preparar a estreia no Campeonato do Mundo de 2025 e hoje derrotou a Roménia na capital das Filipinas por 3-0 (25-22, 25-23 e 25-15). Um triunfo importante, ainda que num encontro particular, sobretudo, para avaliar a evolução do grupo e o distribuidor Miguel Tavares Rodrigues mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa.
O maestro da equipa das quinas afirmou que o resultado é um reflexo do trabalho realizado desde o início da preparação. «Este resultado é a continuação do trabalho que temos feito desde o primeiro dia de treinos», sublinhou.
«Estivemos bem melhor na recepção ao serviço deles, o que também nos permitiu gerir a parte ofensiva com mais tranquilidade. Nunca apanhámos uma grande diferença de pontos atrás, isso também ajuda sempre a jogar mais relaxados e com mais confiança», explicou o vice-campeão europeu pelos polacos do Aluron Warta Zawiercie, reconhecendo que os rivais não estiveram na máxima força.
Faltam cinco dias para o primeiro jogo do Mundial 2025, que acontecerá frente a Cuba, na manhã (6h30) de sábado, e Miguel Tavares Rodrigues tem noção de que, nessa altura, as coisas serão diferentes e bastante mais duras. «Temos de ter noção que as equipas que vamos encontrar são bastante superiores à Roménia e por isso nós vamos ter de estar ainda melhor do que estivemos hoje para conseguir criar dificuldades a esses adversários», frisou.
Quanto ao cansaço e a à diferença horária (+7 horas), o distribuidor desvaloriza o tema. «Existe sempre algum cansaço de diferença do fuso horário, dos treinos, da acumulação dos dias de trabalho, mas toda a gente está na mesma situação e nunca pode ser uma desculpa para nós», avisou. «A partir do momento que a competição começar e nós entrarmos no campo não há cansaço, por isso, vai correr bem», concluiu, mostrando-se confiante naquela que é a terceira participação portuguesa na fase final de um Mundial.
Neste penúltimo teste, Portugal utilizou os seguintes jogadores: Miguel Tavares Rodrigues, Lourenço Martins, Kelton Tavares, José Pinto, Nuno Marques e Filip Cveticanin – Ivo Casas (libero). Jogou ainda: Gonçalo Sousa (libero).
Portugal está integrado na Pool D e estreia-se dia 13 de setembro, às 6h30 (hora de Portugal), frente a Cuba. Seguem-se os jogos com os Estados Unidos da América (15 de setembro, 14h00) e a Colômbia (17 de setembro, 3h00).
Atletas convocados*:
Castêlo da Maia GC - Guilherme Menezes
Leixões SC - André Pereira
Leixões SC - Rafael Santos
Benfica - Tiago Violas
Benfica - Ivo Casas
Sporting - Gonçalo Sousa
Sporting - Kelton Tavares
CV San Roque Batán (Espanha) - José Pinto
Nice Volley-Ball (França) - Bruno Dias
St. Nazaire VB Atlantique (França) - Lourenço Martins
Tokyo Great Bears (Japão) - Alexandre Ferreira
Nova Technology Lycurgus BV (P. Baixos) - Nuno Marques
Aluron Warta Zawiercie (Polónia) - Miguel Tavares Rodrigues
SC Municipal Zalau (Roménia) - Filip Cveticanin
*Clube em 2024/2025
A meta traçada pela Seleção Nacional é terminar entre os dois primeiros do grupo para avançar na competição, que este ano se disputa num novo formato, com 32 formações.