Portugal de malas feitas para a Grécia
A Seleção Nacional masculina viaja amanhã para a Grécia, onde irá disputar o torneio 3 da fase preliminar da European Golden League. Os portugueses defrontam a Espanha no sábado e a Grécia no domingo, ambos às 17h00.
O nosso principal objetivo é consolidar o grupo de trabalho. Acrescentámos algumas peças novas ao grupo, que podem ajudar com a sua juventude e adrenalina, e estamos a organizar as coisas de forma a podermos melhorar. Em termos desportivos, queremos tentar o melhor possível, que é atingir uma final four, sabendo que os nossos adversários são sempre adversários que vão causar muitas dificuldades», começou por justificar o Selecionador Nacional, João José.
Após a estreia no Torneio 3, na Grécia, a Selecção Nacional regressa a casa, para defrontar, no Pavilhão Municipal Prof. Joaquim Vairinhos, em Loulé, a Eslováquia (13 de junho) e Israel (dia 15).
A fase preliminar da European Golden League 2025, de 6 a 22 de junho, manteve o formato com 12 seleções a defrontarem seis adversários distintos em torneios de três equipas. As quatro melhores formações apuram-se para a final four, de 4 a 6 de julho, em Ostrava, na Chéquia, que já se encontra automaticamente qualificada como anfitriã.
Estes jogos são fundamentais para preparar a presença no Mundial que, em setembro, de 12 a 28, se realiza nas Filipinas e no qual Portugal marca presença pela terceira vez e onde defrontará Cuba, Estados Unidos e Colômbia na fase de grupos.
«Ainda é muito cedo para falar nisso, mas nós temos que pensar nesta Golden League já de forma também a preparar o Campeonato do Mundo. O Mundial apresenta equipas com características físicas semelhantes, mas um jogo um pouco mais pesado, um jogo um bocadinho mais rápido», considerou o técnico português.
A Seleção Nacional já está qualificada diretamente para a fase final do Campeonato da Europa de 2026, que será disputado em quatro países: Roménia, Bulgária, Finlândia e Itália. Esta será a oitava presença de Portugal na fase final da competição, e a quarta consecutiva.