Pormenores nos quartos da Taça
Benfica ou FC Porto, um deles fica, hoje, pelo caminho nos quartos de final da 52.ª Taça de Portugal num expectante clássico marcado para a Luz (17h) e que promete ambiente eletrizante.
Dia cheio de Taça já que o líder do campeonato e detentor do troféu, Sporting, desloca-se ao Funchal para discutir com Marítimo Madeira SAD (17h) quem segue num confronto que foi a final de 2022/23 — os lisboetas vencerem por 30-29 e conquistarem o troféu pela 17.ª vez —, enquanto V. Guimarães-Póvoa (16h) e Belenenses-Santo Tirso (20.30h) são os outros dois embates dos quartos na caminhada para a Final Four. No segundo, com a particularidade dos nortenhos serem os últimos sobreviventes da Divisão de Honra.
Se FC Porto ganhou a Taça entre 2018/19 e 2021/22 (2019/20 não se concluiu devido à pandemia), no caso dos encarnados a última conquista aconteceu em 2015/16.
«É um jogo muito importante porque é a eliminar e quem vencer passará diretamente à Final Four. Estamos concentrados e motivados, temos possibilidades de ganhar e creio que, cada dia que passa, estamos melhores. Temos muita ambição de passar à fase final», referiu o técnico das águias Jota González, que esta época tem saldo de 1-1 face aos azuis e brancos. «São, geralmente, encontros muito equilibrados e decididos nos: detalhes, eficácia, roubos de bola, contra-ataque… Acho que é isso que irá decidir. São sempre jogos de muita tensão, por norma resolvidos nos últimos minutos», completou.
Para o central portista Rui Silva, será a luta pela sua sétima Taça. «Os últimos dois jogos foram dois bons jogos da nossa parte e foi notório que melhorámos o nível. Acredito que, como equipa, os jogadores estão mais unidos e o caminho é esse. Agora vem aí a Taça, um clássico, em que se decide a presença na Final Four. Acredito que temos muitas possibilidades de lá chegar. É sempre melhor trabalhar sobre vitórias, sobretudo quando acontecem com um bom desempenho da equipa. Esperamos que isso faça a diferença.»