Carlos Sainz e Alexander Albon, pilotos da Williams em 2025 - Foto: IMAGO

Pilotos da Williams ameaçados de desqualificação em Singapura

Em causa está irregularidade na asa traseira dos monolugares

Os dois pilotos da Williams na Fórmula 1, Alex Albon e Carlos Sainz, enfrentam a ameaça de desqualificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Singapura. Ambos terminaram em 12º e 13º lugares na sessão, mas os comissários desportivos estão a investigar uma violação das regras técnicas, detetada no parque fechado após o final da qualificação.

A questão prende-se com uma inconformidade nos parâmetros de movimento da parte horizontal móvel da asa traseira, o elemento mais crucial do sistema DRS. O limite máximo é de 85 mm, e nos dois carros foi verificado que a abertura ao levantar o elemento horizontal é maior.

Carlos Sainz (Williams) durante os testes de pré-temporada no Bahrain

Assim, o sistema DRS dos dois carros permitia uma velocidade superior nas retas, uma vez que a abertura entre as partes superiores horizontais móvel e fixa da asa traseira era superior a 85 milímetros.

Já existe um precedente para tal infração, que foi detetada nos dois carros da Haas no Mónaco no ano passado, resultando na desqualificação dos pilotos. Se Sainz e Albon forem penalizados com a exclusão, partirão da última fila na corrida de amanhã.