Oscar Piastri, piloto da McLaren
Oscar Piastri, piloto da McLaren - Foto: IMAGO

Piastri responde... ao pai de Verstappen: «Podem pensar o que quiserem...»

Piloto da McLaren defendeu-se das críticas após ter perdido a liderança do campeonato de pilotos para o colega Lando Norris

Líder da classificação durante vários meses, Oscar Piastri perdeu o primeiro lugar do campeonato de pilotos de Fórmula 1 na última corrida, no México, para o colega de equipa, Lando Norris.

A gestão da McLaren tem sido muito debatida ao longo da época e esta semana foi Jos Verstappen, pai de Max Verstappen a sugerir que Piastri devia ter outra postura internamente e «bater com o punho na mesa».

Ora, na conferência de imprensa de antevisão ao Grande Prémio do Brasil, deste fim de semana, Piastri respondeu a Jos. «Penso que, no que me diz respeito, somos sempre muito abertos um com o outro [Piastri e Norris] sobre o que pensamos. Seja sobre se as coisas foram justas, se as decisões certas foram tomadas... Desse ponto de vista, conseguimos defender-nos, e sinto-me muito confortável a fazê-lo. A equipa incentiva-nos a defender as nossas posições individualmente», começou por dizer.

«É obviamente uma dinâmica difícil de gerir quando se tem dois carros da mesma equipa a lutar por um campeonato que só um pode vencer. Naturalmente, haverá dificuldades. Mas respeito a equipa por nos permitir lutar pelo campeonato de pilotos. Pela minha parte, quero ir para a pista e tentar ganhar o campeonato sabendo que o fiz por mérito próprio e fazendo o que está ao meu alcance», atirou.

O jovem australiano está agora a um ponto do líder Norris, e tem 35 de vantagem face a Verstappen, a qual chegou a ser superior a 100 pontos. Sobre a quebra de rendimento, defendeu-se.

«Não há grandes mistérios sobre o que aconteceu. Penso que há questões sobre o porquê de terem surgido algumas diferenças na forma como preciso de pilotar e coisas do género. Mas tudo tem uma explicação, por isso, nada disso está a acontecer», argumentou.

«As pessoas podem pensar o que quiserem, mas eu sei que ainda tenho o que é preciso para vencer o campeonato. Sim, tem havido percalços pelo caminho, mas este ano toda a gente os teve em diferentes momentos. Estou confiante de que aprendi muitas coisas úteis nos últimos fins de semana em particular, e estou seguro de que ainda consigo atingir alguns dos picos de sucesso que tivemos este ano. Faltam muitas voltas e estou muito confiante de que ainda posso vencer», atirou.