Lando Norris acena, ao lado de Piastri, durante o desfile antes do GP México. IMAGO
Lando Norris acena, ao lado de Piastri, durante o desfile antes do GP México. IMAGO

Ecclestone diz que McLaren prefere Norris campeão porque este é mais mediático

O antigo patrão da F1 acha que o ar tímido e entediado de Piastri com a imprensa não abona a seu favor, mas, apesar desta luta de 'passarela', para o britânico de 95 anos não sairá da McLaren o novo campeão do Mundo

Bernie Ecclestone, antigo dirigente máximo da Fórmula 1, acredita que a McLaren deseja ver Lando Norris sagrar-se campeão do mundo porque seria melhor para o espetáculo mediático.

Em entrevista ao portal sport.de, Ecclestone, de 95 anos, foi claro. «A McLaren está a favorecer o Norris nesta segunda metade da temporada. No início do ano, pensava que Oscar Piastri venceria o título com facilidade, mas agora algo parece estar a travar o piloto australiano», analisou.

«Parece que eles preferem o britânico», comentou Ecclestone, sugerindo que a decisão se baseia principalmente em razões de marketing. «Ele gosta da televisão, gosta das câmaras, gosta de falar com os jornalistas», enumerou o antigo patrão da F1 referindo-se a Norris, que recentemente assumiu o namoro com a atriz portuguesa Margarida Corceiro e ainda mais impacto mediático ganhou.

«Presumo que isso seja melhor para a McLaren na opinião da equipa», acrescentou, referindo-se também às muito discutidas Papaya Rules da equipa. «Nota-se que o Piastri está irritado e cansado com isto, e que as discussões sobre o assunto o enervam», justificou

«A pressão está a aumentar e o Piastri está frustrado por já não conseguir ganhar corridas com a mesma facilidade e, ainda por cima, por Norris ser, aparentemente, o preferido internamente», defendeu Ecclestone. «Piastri foi travado de diferentes formas em várias ocasiões recentemente», acrescentou.

Após a vitória em Zandvoort, no fim de agosto, Piastri liderava o campeonato de pilotos com 34 pontos de vantagem sobre Norris, porém, desde então, não voltou a vencer e não sobe ao pódio desde o GP de Itália, há quase dois meses.

Já Lando Norris subiu ao pódio em quatro corridas desde Zandvoort, venceu no México e lidera agora o Mundial com um um curto ponto de vantagem precisamente sobre o australiano. Apesar disto, Ecclestone acha que não será nenhum deles a festejar o título.

«Max Verstappen é novamente o grande favorito ao título, mesmo a 36 pontos de Norris. O carro é fantástico. Fizeram um excelente trabalho», sentenciou Ecclestone, referindo-se à equipa Red Bull.

«Acredito que o Max vai ganhar e conseguir novamente. Ele tem aquele algo especial, extraordinário. E a próxima corrida é no Brasil, o tempo é instável, pode chover. O Verstappen vai dar-se bem lá», atirou o britânico.