Pedro Henriques analisa Benfica-Rio Ave: golo bem anulado após intervenção do VAR
10' Cartão marelo a Franjo Ivanovic, por simulação à entrada da área do Rio Ave, quando passava em drible por Vrousai. Há um contacto promovido por ambos, mas o avançado croata tenta claramente ganhar uma falta assim que sente esse contacto. Boa decisão.
28' Jakub Brabec coloca a mão esquerda na omoplata de Ivanovic, que já está com a perna direita dobrada e com o joelho no chão, ou seja, em completo desequilíbrio, pelo que não houve propriamente dito um empurrão, mas um contacto apenas sem consequência. Tudo legal e sem motivo para pontapé de penálti.
32' Após a marcação de um pontapé de canto, Richard Ríos cabeceia e fica a reclamar de uma eventual mão/braço do seu adversário direto, que na ocasião era Jakub Brabec, mas as repetições são claras — não há qualquer infração. Boa decisão.
45+2' O VAR demorou mais tempo a analisar este momento porque esteve a verificar dois momentos na área de possível penálti. Mas, na transmissão, não se aperceberam disso e só deram repetições do segundo momento. Há um cruzamento da bola para a área em que nem Petrasso nem Panzo tocam a bola com a mão/braço. Depois, na sequência da jogada, Andreas Ntoi chega primeiro à bola e, com o pé esquerdo, chuta a bola, que vai bater por baixo do pé direito, sola da bota, de Amar Dedic. Após esse remate na bola o jogador do Rio Ave não pára o movimento da perna, mas em momento algum toca ou acerta no lateral encarnado. Tudo certo, não houve motivo para pontapé de penálti em todo o lance.
48' Enzo Barrenechea caiu na área, mas não sofreu falta para eventual penálti. O médio argentino encarnado levanta o pé esquerdo e toca na bola em simultâneo com Jakub Brabec, que levantou o pé direito e também tocou na bola. Tudo legal, sem infração.
50' Lance legal e sem penálti, agora na área encarnada; Amar Dedic chega primeiro e com o pé direito tocou na bola, sendo que o contacto posterior com Aguilera foi fruto do movimento de ambos os jogadores.
55' Cartão amarelo bem mostrado a Jakub Brabec por entrar fora de tempo e pisar de forma negligente António Silva já perto da área.
56' Samuel Dahl agarra e puxa Pohlmann, impedindo-o de sair em velocidade e com espaço livre pela frente para correr pelo corredor direito. Cartão amarelo bem mostrado ao lateral sueco.
60' Golo do Benfica foi bem anulado porque Otamendi, na disputa de bola com Vrousai, pisou com o pé esquerdo o pé direito do adversário, tendo como consequência a queda do jogador do Rio Ave, que dessa forma não pôde continuar a disputar o lance com o central encarnado. O que é evidente é que há pisão — foi sem querer, foi no momento do apoio e foi factual. A isto a lei 12, faltas e incorreções, na sua página 109, chama imprudência. Esclarece que, na prática, um jogador mostra falta de atenção e consideração ao entrar ou disputar a bola com o seu adversário, e/ou atua sem precaução. Isto traduz-se sempre em infrações passíveis de livre direto, sem qualquer sanção disciplinar. Foi o que aconteceu neste lance. Boa decisão de anular o golo após intervenção do VAR.
85' Após cruzamento da bola por Aursnes, a bola vai bater no corpo e braço esquerdo de Petrasso, que está na sua área. O defesa do Rio Ave fecha os braços e junta-os ao corpo, em ato de proteção, quando verifica que a bola cruzada de muito perto lhe ia bater. O braço esquerdo, onde a bola também toca, está junto e encostado ao corpo e sem volumetria extra. Sendo um lance de difícil análise, fica a ideia de que o não assinalar de infração para penálti foi a melhor decisão.
90' Cartão amarelo a Clayton por palavras dirigidas ao árbitro. O avançado do Rio Ave, depois, arriscou muito. Após a advertência dirigiu-se na direção do árbitro.
90+6' A entrada de Enzo Barrenechea sem bola às pernas do seu adversário, Aguilera, quando passou por ele, teve como consequência a mostragem correta de cartão amarelo.
A NOTA DO ÁRBITRO: 6
Artigos Relacionados: