Jogada entre Vaggianidis e Perea levou à intervenção do vídeoárbitro

Pedro Henriques analisa a arbitragem do Sporting-Aves SAD

Intervencão do vídeoárbitro foi decisiva em dois lances na área dos leões que não tinham sido ajuizados pelo árbitro André Narciso

17'. Cartão amarelo bem mostrado a Roni por cortar um ataque prometedor, ao esticar a sua perna esquerda, toca e rasteirar o pé direito de Vagiannidis, quando este ia a entrar na área.

29'. Na construção da jogada que terminou no primeiro golo leonino, não há falta por parte de Daniel Bragança que de forma rápida e em proteção esticou o braço direito promovendo um contacto ligeiro e inconsequente no peito de Paulo Vitor. Golo legal dos leões.

39'. Não obstante por um momento rápido e inconsequente, Rivas tenha agarrado a camisola de Luís Guilherme, este, uns metros à frente acaba por se projetar para o solo tentando ganhar a falta que não existiu. Sem infração para penálti e cartão amarelo.

48' Paulo Vitor entra com a perna esquerda à frente e acerta com o joelho nas partes baixas de Bragança, derrubando-o. pontapé de penálti. Fica a dúvida, se Bragança partiu de posição de fora de jogo. jogo não parou e dois minutos depois há o golo dos leões.

50'  No autogolo de Paulo Vítor, o segundo golo dos leões, quando Ricardo Mangas cruza a bola, Luís Suárez que, não obstante não ter tocado na bola, estava a disputar a mesma com o seu adversário, estava em posição legal (31 cm).

60' . Bem o VAR na sua intervenção pois é muito óbvio e claro, a infração cometida por Morten Hjulmand, pois deitado no chão tem o seu braço direito levantado bem a cima da cabeça, intersetando o esférico, braço em volumetria e em posição não natural.

66' Cartão amarelo mal mostrado a Eduardo Quaresma, pois a infração existiu quando o defesa leonino perto da linha lateral derrubou Rivas, mas foi uma falta longe da área, que não cortou um ataque prometedor e que também não foi negligente.

67' Faltou mostrar cartão amarelo a Daniel Bragança, que esticou a sua mão esquerda e acerta no rosto de Óscar Perea. O lance foi fora da área

Positivo
Claramente o VAR que teve intervenções de relevo e muito impactantes e decisivas para o jogo

83'. Cartão amarelo bem mostrado a Paulo Vitor que ao esticar a sua perna esquerda para jogar a bola acaba por acertar na cabeça de Vaggianidis que também a tinha baixado para a cabecear. Entrada negligente, no limite, bem sancionada disciplinarmente.

88' Cartão amarelo para Pedro Lima que ao rasteirar o seu adversário de forma negligente foi bem sancionado disciplinarmente.

Galeria de imagens 30 Fotos

90' O VAR chama o árbitro ao monitor, para lhe mostrar e dar um penálti cometido por Vagiannidis que com o seu pé direito acertou e derrubou o gémeo esquerdo de Òscar Perea. O contacto anterior ao nível das costas sobre o defesa leonino foi normal e sem falta

Negativo
A lesão grave de Antoine Baroan que, não obstante ter sido fortuita, foi um momento sempre delicado e de profunda tristeza.

90+11. Há penálti de Gustavo Mendonça sobre Nuno Santos que se apoiou com o braço nas costas do jogador leonino impedindo-o de saltar e derrubando-o. Contudo, o lance é anulado (VAR) porque na construção da jogada no corredor direito, Faye que joga a bola está em posição de fora de jogo por 12 cm.

97' Golo anulado a Luis Suárez por fora de jogo. Na ocasião estava adiantado em relação ao penúltimo adversário por 6 cm.

98' Cartão amarelo para o guarda redes do Aves SAD, Simão Bertelli, por demorar a repor a bola em jogo apos o golo anulado por fora de jogo aos leões.

114'. Lance de corpo a corpo na área do Aves SAD sem infração de Babatunde sobre Geny Catamo. Sem motivo para penálti.

Uma explicação técnica, a propósito das substituições e do prolongamento. O Aves SAd que já tinha esgotado as cinco substituições regulamentares, ficou com menos um jogador, depois da lesão grave de Antoine Baroan, ou seja, até ao fim do tempo regulamentar ficou reduzido a dez jogadores. Quando se vai para o prolongamento, é permitido que cada uma das equipas possa fazer mais uma substituição adicional e nesse sentido os avenses puderam então fazer entrar mais um jogador e voltar de novo a ficarem com onze jogadores, na ocasião entrou Jaume Grau. O Sporting que só tinha feito durante o jogo quatro substituições, no prolongamento pode fazer mais uma, a que não usou no jogo (entrou Maxi Araújo) e a tal adicional (entrou Geny Catamo).

Nota do árbitro: 5