Paulo Fonseca trava euforia no Lyon: «Pensar na Champions não é positivo»
O Lyon somou a décima vitória consecutiva em todas as competições ao bater o Lille por 1-0, na 20.ª jornada da Ligue 1, mas Paulo Fonseca prefere manter os pés no chão e afastar a pressão de um lugar no pódio.
Um golo do jovem dinamarquês Noah Nartey foi suficiente para o Lyon derrotar o Lille. Com este resultado, a equipa orientada por Paulo Fonseca igualou o Marselha no terceiro lugar, ficando atrás apenas pela diferença de golos, aumentando para sete pontos a vantagem sobre o próprio Lille.
Na conferência de imprensa após o jogo, Paulo Fonseca elogiou a capacidade de superação da sua equipa, que não pôde contar com peças importantes no meio-campo como Corentin Tolisso, lesionado, e o inglês Tyler Morton, doente. «É por vezes importante ganhar jogos como este. O Lille tem muita qualidade. Foi também importante ver a mentalidade da equipa», analisou.
Para superar o domínio do Lille, o Lyon teve de demonstrar uma grande solidez defensiva, com destaque para as exibições de Moussa Niakhaté, Ruben Kluivert e Clinton Mata. Questionado sobre se a equipa tem ambições de chegar ao pódio, Paulo Fonseca foi cauteloso e pediu humildade ao seu grupo de trabalho.
«Temos de continuar como estamos neste momento. Estamos aqui. Temos ambição. Conheço bem este grupo. Essa pressão [por um lugar na UEFA Champions League] não é positiva para nós. Temos de continuar com a mesma humildade», afirmou o treinador português.
Paulo Fonseca sublinhou ainda a necessidade de estar focado no futuro imediato. «Temos de continuar a progredir, pensar no próximo jogo. Temos de recuperar jogadores que serão importantes para o final da época. Temos de continuar assim, sem criar objetivos para o final da temporada», concluiu.
O próximo desafio do Lyon será já na quarta-feira, quando defrontar o Laval para a Taça de França.