Dupla ex-Benfica não evita recital da juventude e primeiro lugar de Paulo Fonseca
O Lyon venceu o PAOK por 4-2 e selou a qualificação para os oitavos de final da UEFA Europa League no primeiro lugar. Afonso Moreira foi titular nos gauleses, enquanto os antigos jogadores do Benfica Zivkovic e Soualiho Meité figuraram no onze grego, de luto pela morte de sete adeptos quando viajavam para assistir ao duelo da última jornada.
O PAOK entrou a todo o gás. Zivkovic desferiu um cruzamento com a medida certa do pé esquerdo de Giakoumakis que, ao segundo poste, inaugurou o marcador, aos 20'. O Lyon acordou com o golo sofrido e restabeleceu o empate aos 34'. Afonso Moreira lançou com um passe em profundidade Antoibe Himbert que, aos 17 anos, estreou-se a marcar pela equipa principal dos gauleses.
O PAOK sofreu novo revés pouco depois, quando Konstantelias recebeu dois cartões amarelos em cinco minutos e recebeu ordem de expulsão aos 41'. O empate permaneceu até ao intervalo, mas não durou muito tempo na segunda parte. Afonso Moreira somou a sétima assistência na temporada, ao servir Khalis Merah para um remate em jeito sem hipóteses para Tsiftsis.
O PAOK continuou ligado ao jogo e voltou a restabelecer o empate aos 66', à boleia de velhos conhecidos do futebol português. O alfaite Zivkovic desferiu um cruzamento com a medida certa da cabeça de Soualiho Meité que rematou para o fundo das redes do Lyon.
O empate no marcador não demoveu Paulo Fonseca de apostar na juventude, incluindo o médio luso-francês Tiago Gonçalves, que entrou aos 69'. Já depois do treinador do PAOK Razvan Lucescu ter sido expulso por atirar uma garrafa de água contra a equipa de arbitragem, Karabec teve uma oportunidade de ouro para voltar a colocar o Lyon em vantagem, mas desperdiçou um penálti aos 83'.
O médio checo, ainda assim, redimiu-se aos 88', ao marcar com classe após assistência do menino de 17 anos Adli Hamdani. Karabec voltou a brilhar aos 90+3', ao assistir Alejandro Gomes, ponta de lança com raízes lusas, para o 4-2 final.
O Lyon terminou a fase de liga da UEFA Europa League no primeiro lugar com sete vitórias em oito jogos, qualificou-se para os oitavos de final e, pelo meio, Paulo Fonseca desenvolveu o futuro do clube no presente. Já o PAOK terminou em 17.º e vai jogar o play-off.