Equipa do Paços - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Paços de Ferreira revela «repúdio» por decisão da Liga de clubes

Marcação do encontro com o Sporting B para uma terça-feira indigna o emblema da capital do móvel, até porque terá chegado a acordo para um reagendamento do mesmo

O Paços de Ferreira vai receber o Sporting B na 21.ª jornada da Liga 2 às 20.15 horas de 10 de fevereiro, uma terça-feira. A SDUQ pacense «demonstrou a sua oposição à realização do jogo» nesta data, como revelou em comunicado, e pediu uma remarcação para 8 de fevereiro (domingo), proposta aceite pela Sport TV desde que o jogo começasse às 11.00, o que não constituía problema para o emblema, mas sim para a Liga de clubes.

A instituição, segundo o Paços, opôs-se a essa proposta por dois motivos que, para o clube que luta pela manutenção na Liga 2, são incompreensíveis:

Os representantes da Liga Portugal argumentaram que a marcação do jogo para terça-feira se devia então às Eleições Presidenciais e ao jogo da UEFA Youth League entre Puskas e Sporting CP, no dia 4 de fevereiro.  

O Paços passa a explicar a causa para a indignação. «Relativamente à realização das Eleições Presidenciais, o argumento não colhe aceitação da nossa parte, uma vez que no passado fim-de-semana [da primeira volta do sufrágio] se realizaram quatro jogos, e no dia 8 de fevereiro há jogos da Liga Portugal agendados.»

No que toca ao encontro da Youth League, no qual o Sporting pode utilizar jogadores que também atuam na equipa B, o Paços defende: «A realização de um jogo da equipa sub-19 do Sporting não pode ser justificação para a alteração da data de jogo da equipa B.»

Apesar da nossa argumentação e da concordância da Sport TV em realizar um jogo domingo, entendeu a Liga Portugal, de forma unilateral, agendar o jogo para terça-feira, dia 10 de fevereiro. Situação que nos causa espanto, uma vez que, em situações análogas, as decisões vão de encontro à maioria de interessados na alteração – o que neste caso se verifica, por não existir oposição do Operador TV ao nosso pedido.

O Paços passa assim às críticas direcionadas à Liga: «A Liga Portugal não quis prestar atenção ao facto de que, depois do jogo com o Sporting B, voltarmos a jogar na condição de visitados frente ao Torreense e que o jogo terá de se realizar no máximo até domingo (…) uma situação que tem impacto nos microciclos de trabalho.»

Por fim, o emblema também defende que a Liga «não quis prestar atenção aos compromissos comerciais» que a SDUQ «tem com os seus patrocinadores», visando também o impacto que este encontro, marcado para as 20.15 horas, terá para os adeptos.

A nossa Sociedade Desportiva tem procurado sempre ajudar ao normal desenvolvimento da competição. Exemplos disso são as sucessivas vezes que temos cedido a nossa casa para que outras Sociedade Desportivas aqui possam jogar. E por respeito aos nossos sócios, mas também a todos os adeptos de futebol em Portugal, sentimos a necessidade de demonstrar publicamente o repúdio pelo agendamento de um jogo de futebol da Liga Portugal 2 para a data e hora já mencionados.