Ivan Pavlic marcou o golo que permitiu ao Paços de Ferreira derrotar o Académico de Viseu e garantir o lugar no play-off para discutir a permanência na Liga 2. Foto: FC Paços de Ferreira

Paços cumpre em Viseu e garante lugar no 'play-off' para tentar salvação

Golo de Ivan Pavlic permitiu aos pacenses derrotar o Académico e manter a esperança de permanecer na Liga 2; derrota da Oliveirense em Felgueiras já confirmava esse cenário

Num dos encontros que encerrava a temporada na Liga 2, o Paços de Ferreira jogava a sua sobrevivência nos campeonatos profissionais, candidatando-se a outros dois jogos, correspondentes ao play-off de manutenção.

Para o fazer, precisava de garantir pelo menos o mesmo resultado que o concorrente direto, a Oliveirense, e fez o que lhe competia, derrotando em Viseu (1-0) um Académico há muito tempo já tranquilo e ao qual apenas lhe restava confirmar a posição, a meio da tabela.

Com menor stress acumulado, a equipa da casa entrou solta e esteve melhor no primeiro quarto de hora através de um livre de Paulinho, pouco ao lado, aos 7’, um remate promissor de André Clóvis que embateu na trave aos 9’ e ainda uma tentativa de Yuri Araújo defendida por Marafona aos 13’.

A partir dos primeiros 15 minutos o Paços soltou-se de um início mais dificultado e passou a assumir o jogo, fazendo-se notar com três remates, de Ivan Pavlic aos 16’, e André Liberal aos 19’ e Rui Fonte aos 22’, que serviram de prenúncio para a abertura do marcador, que teve lugar aos 25’ numa tentativa bem conseguida de fora da área por intermédio de Pavlic.

O Paços alcançou a vantagem que pretendia e, ao contrário de outros momentos na temporada - que conduziram à presente situação de aflição – soube geri-la numa segunda parte na qual os dois conjuntos apenas se impunham através de lances de bola parada, exceção feita aos 52’, quando os pacenses quase aumentaram através de um contra-ataque finalizado por Welton Júnior e ao qual se opôs o guardião Gomes Gerth.

A partida não voltava a registar movimentações de destaque no relvado, mas fora dele celebrava-se, em especial aos 79’, quando o Felgueiras marcou e confirmou a despromoção da Oliveirense, adversário direto do Paços.

Desta forma, o emblema da Capital do Móvel já nem necessitava de vencer mas não desperdiçou a oportunidade de terminar o campeonato a sorrir e abordar o play-off frente ao terceiro classificado da fase de subida da Liga 3 com maior confiança.