Owen elogia Gyokeres: «Marcar mais de 50 golos é incrível em qualquer lugar»

Antigo Bola de Ouro deixa elogios ao avançado sueco ex-Sporting e garante que pode ser a peça que falta para o Arsenal ganhar tudo. Sobre a última época do Liverpool, confessa-se surpreendido pelo campeonato conquistado logo a seguir à saída de Jurgen Klopp e garante que Isak está no topo dos avançados

Michael Owen, Bola de Ouro em 2001 e antigo avançado do Liverpool, deixou elogios a Viktor Gyokeres. Em entrevista a A BOLA, Owen afirmou que marcar mais de 50 golos é sempre «uma conquista incrível» e assumiu que o ex-Sporting pode ser o jogador que falta para que o Arsenal conquiste o campeonato... e a UEFA Champions League.

- A grande transferência do ano em Portugal foi a saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal. O que espera dele?

- Ele é muito interessante. Esteve apagado no primeiro jogo, contra o Manchester United, mas depois jogou e marcou duas vezes no segundo jogo [frente ao Leeds]. Isso dá muita confiança. Em qualquer parte do mundo fazer 50 ou mais golos numa temporada é uma conquista incrível. Estão todos ansiosos por vê-lo jogar. A posição de ponta de lança foi uma das mais importantes nos últimos cinco anos na Premier League. Todos pensavam que o Arsenal só poderia ser campeão se arranjasse um avançado. Disse-se isso ano após ano e agora, de repente, gastaram muito dinheiro em alguém que deixa as pessoas muito entusiasmadas. Vamos ver.

- Também com o Manchester City aconteceu isso: falava-se da falta de um ponta de lança e, quando compraram Haaland, ganharam a Liga dos Campeões. Isso pode acontecer com o Arsenal, tanto com a Premier League como com a Liga dos Campeões?

- Sim, o Arsenal é uma equipa muito boa. Podem claramente ganhar a Premier League e, provavelmente, também a Liga dos Campeões. Se olharmos para os últimos três anos de Premier League, o Arsenal não ganhou em nenhum, mas teve a maior quantidade total de pontos. Isso significa que eles foram consistentemente a melhor equipa neste período. Foram muito azarados por não terem vencido em nenhum desses anos. Muitas pessoas pensam que o avançado era aquela peça da engrenagem que faltava para ganharem alguns títulos. Isso pode acontecer, só que o Liverpool é ótimo, investiu muito dinheiro e algumas pessoas dirão que têm uma equipa melhor. A competição na Liga dos Campeões é muito alta: Paris Saint-Germain, Real Madrid, Barcelona. Será difícil mas o Arsenal é realmente bom.

«Liverpool logo campeão? Acho que todos ficámos surpreendidos»

Owen confessou que ficou algo surpreendido com o rápido sucesso do Liverpool, que se sagrou campeão no primeiro ano após a saída de Jurgen Klopp. O ex-internacional inglês também falou do mercado do detentor da Premier League e garantiu que Isak está lá no topo da lista de pontas de lança do campeonato inglês.

- O Liverpool sagrou-se campeão e ninguém duvidará da justiça da conquista da Premier League. Esperava um desempenho tão bom no primeiro ano após Jurgen Klopp?

- Não estava à espera. Acho que todos ficámos surpreendidos. A equipa foi muito consistente, não houve muitas mudanças. O Chiesa entrou, mas não jogou muito. Não houve muitos mudanças além do treinador. Quando olhamos e pensamos que aquela mesma equipa ganhou a Liga dos Campeões, ganhou a Premier League, ganhou tudo, absolutamente tudo, sob o comando Jurgen Klopp, perguntamo-nos: «Porque é que eu duvidei?» E a única questão era o treinador. Um novo treinador, novas ideias, podia levar tempo… Mas não. Foi absolutamente incrível. E curiosamente é no ano seguinte que há muitas mudanças. Agora há algumas questões. Metade da equipa mudou. Agora há ainda mais perguntas, mas o Liverpool é uma equipa fantástica. Muitas pessoas acreditam que ganharão novamente.

- Há uma quantidade enorme de mudanças no Liverpool e a maior foi Alexander Isak. Acredita que era a peça que faltava para o bicampeonato?

-  A questão é que, mesmo que falemos sobre todos esses jogadores que entraram, eles perderam ainda mais. Falámos sobre o Diogo Jota e o Darwin Núñez e o Luis Díaz também saíram. Três jogadores atacantes mais um jovem, o Ben Doak. O Jarell Quansah, defesa-central, saiu. Não trouxeram muitos defesas e muitas pessoas defendem que, mesmo que o Isak seja importante, eles precisam ainda mais de um defesa. Fala-se de Guéhi. Se eles conseguirem esses dois jogadores, Isak e Guéhi, será uma incrível semana de negócios. [ndr. Aquando da entrevista, o mercado de transferências ainda não havia fechado. Isak foi contratado pelo Liverpool, Guéhi ainda é jogador do Crystal Palace].

- Isak é o melhor avançado da Premier League neste momento?

- Ou é o Haaland ou o Isak. Sim, está lá no topo com os melhores do mundo.