Os números não mentem: portugueses dominam golos do PSG
Paris é cidade talismã para o futebol português. Foi na capital portuguesa que a Portugal conquistou o Euro 2016, primeiro troféu da história da equipa principal das Quinas. O triunfo diante da anfitriã França teve lugar Stade de France, a cerca de 15 quilómetros do anos do Parque dos Príncipes, onde, nove anos depois, reinam quatro jogadores lusos.
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos figuram no top-5 de melhores marcadores do PSG esta época, seguindo o legado de Pedro Pauleta, quinto maior goleador da história do clube, com 109 remates certeiros. 17 anos depois do Ciclone dos Açores ter pendurado as botas, os quatro internacionais lusos impressionam pela relação com a baliza, numa temporada atípica para o clube.
Os problemas físicos que têm condicionado Ousmane Dembélé, Barcola, Désiré Doué e Hakimi, quatro dos cinco melhores marcadores do PSG na época passada, diminuíram o poder de fogo parisiense, mas também abriram a porta a novos protagonistas no último terço.
João Neves foi o principal beneficiado. O médio de 21 anos lidera a lista de melhores marcadores do PSG esta época, com seis golos, e está a um de igualar a melhor marca da carreira, fixada na temporada passada. O hat-trick ao Toulouse, logo na terceira jornada, impulsionou um registo que não foi prejudicado por uma ausência de um mês por lesão.
Seguem-se Gonçalo Ramos, Vitinha e Barcola, o intruso francês no top-5, com cinco golos marcados cada um. O avançado formado no Benfica marcou sempre a partir do banco de suplentes, reforçando o estatuto de 12.º homem para Luis Enrique.
Em sentido contrário, Vitinha é indiscutível e cada vez mais candidato aos principais prémios individuais. O hat-trick marcado ao Tottenham, na quarta-feira, catapultou-o para o segundo lugar da lista e encantou o próprio treinador dos Spurs, Thomas Frank: «O PSG tem um Bola de Ouro [Ousmane Dembélé] e o próximo também, joga ali no meio campo: Vitinha, que jogador. Uau! É o melhor médio do mundo.»
Nuno Mendes fecha o top-5 com quatro golos, estando a um remate certeiro de igualar a melhor marca da carreira, também fixada na época passada, tal como João Neves. Contas feitas, os jogadores lusos do PSG foram autores de 20 dos 48 golos (42%) marcados pelo clube esta temporada.
A visita do PSG ao Mónaco, no sábado, pode cimentar o estatuto goleador da armada lusa às ordens de Luis Enrique.
Artigos Relacionados: