O árbitro considera que Radu Petrescu acertou ao assinalar grande penalidade a favor do Nottingham Forest, por toque com o braço na bola por parte do central polaco. Na conversão, Morgan Gibbs-White não tremeu perante Diogo Costa

Os dois penáltis e não só: a análise de Pedro Henriques à arbitragem do Nottingham-FC Porto

Especialista de arbitragem de A BOLA considera que a decisão de marcar as grandes penalidades a favor do Nottingham Forest foi correta, tal como a de anular o golo marcado pelos dragões

Pedro Henriques, especialista de arbitragem de A BOLA, analisou a atuação do romeno Radu Petrescu no duelo entre Nottingham Forest e FC Porto, jogo da 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League. Para o antigo árbitro, o juiz da partida acertou nas duas grandes penalidades assinaladas contra os dragões e o golo de Samu foi bem anulado.

17' Jan Bednarek, ao intercetar a bola com o braço esquerdo, que estava paralelo ao solo e afastado e fora do plano do corpo, acabou por ser punido pela volumetria extra com um pontapé de penálti. Decisão correta por parte do árbitro.

26' Depois de agarrar e mandar ao chão Hudson-Odoi, Francisco Moura tocou de forma deliberada a bola com a mão esquerda, já quando estava no relvado, para impedir que a jogada continuasse. Comportamento antidesportivo sancionado com o respetivo cartão amarelo.

33' Entrada bem sancionada disciplinarmente com cartão amarelo para Igor Jesus, que, ao saltar para cabecear a bola, afastou o braço esquerdo do corpo e, de forma deliberada, acertou com o cotovelo na nuca de Alan Varela.

45' Foram dados quatro minutos de tempo extra, para recuperação de tempo perdido, em função do penálti que foi assinalado com confirmação VAR e das duas intervenções das equipas médicas para assistência a jogadores lesionados.

POSITIVO
Uma vez mais em noite europeia, a tecnologia que veio para ficar, o vídeo árbitro, decisivo e assertivo a evitar males maiores.

51' Quando Jakub Kiwior cabeceou a bola, Samu estava adiantado em relação ao penúltimo adversário, tirando, assim, vantagem dessa posição quando fez a recarga após defesa do guarda-redes Matz Sels. Golo inicialmente validado pelo assistente, mas decisão corretamente revertida pelo VAR, com a anulação do golo por fora de jogo do avançado espanhol dos dragões.

73' Inicialmente, o árbitro considerou simulação de Nicolò Savona, mas o VAR reverteu o lance e deu penálti, que o juiz confirmou, após visionar as imagens no monitor. Ao esticar a perna esquerda, Martim Fernandes tocou no joelho esquerdo do adversário. Boa decisão final de reverter o amarelo por simulação e de assinalar pontapé de penálti.

NEGATIVO
A incapacidade cada vez maior, para que árbitros e seus assistentes façam boas arbitragens sem a ajuda do VAR. Preocupação que merece reflexão.

90' Gabri Veiga foi advertido por, depois de o árbitro ter assinalado falta contra os dragões, o médio espanhol ter corrido na direção do juiz a protestar a decisão.

90' Murillo foi bem advertido por agarrar Samu de forma evidente, persistente e ostensiva quando este estava à saída do círculo central, tinha feito a rotação e ia sair com a bola dominada na direção da baliza adversária.  Sanção disciplinar correta para o jogador do Nottingham Forest.

90' O árbitro deu seis minutos de tempo extra de forma correta, quer pelas três paragens para substituições, quer pelos dois amarelos, mas sobretudo pelo tempo que o VAR gastou na anulação do golo dos dragões e no penálti contra a equipa portuguesa.

Nota do árbitro: 6

Galeria de imagens 38 Fotos