Os cinco dragões campeões europeus sub-17: conheça o perfil de cada um

Quinteto teve papel decisivo no sucesso de Portugal. A BOLA apresenta o perfil de cada um dos heróis azuis e brancos

Há mais ouro no FC Porto. Cinco jovens talentos da formação sagraram-se campeões europeus de sub-17, na Albânia, mostrando ao mundo a força e a qualidade do trabalho desenvolvido nos azuis e brancos. Todos com contratos sólidos que garantem a continuidade do seu percurso no FC Porto, são o reflexo do sucesso da base e prometem ser futuras estrelas da equipa principal. Entre eles, destaca-se Bernardo Lima, que, apesar de ter apenas 17 anos, demonstra maturidade impressionante.

Capitão dos sub-19, Bernardo é o único do grupo que já teve a oportunidade de se estrear pela equipa B, jogando cinco minutos contra o Mafra (0-0), ainda com 16 anos. Os outros quatro campeões, Martim Chelmik, Duarte Cunha, Mateus Mide e Yoan Pereira, também têm trajetórias marcadas pela paixão pelo azul e branco e carregam consigo o potencial de se tornarem referências nos portistas. Curiosamente, um deles é filho de um antigo craque do futsal que partilhou a quadra com Ricardinho. A BOLA apresenta o perfil dos cinco campeões que encheram de orgulho a nação portista.

MARTIM CHELMIK

Com apenas 16 anos, é produto da Dragon Force com passagem ainda pelo Clip Teams. Nasceu no Porto. Fez 28 jogos pelos sub-19 e é um dos centrais mais promissores da formação. Seguro na saída de bola, no Europeu assumiu a titularidade no eixo da defesa no primeiro duelo contra a França, ainda na fase de grupos, e nunca mais a largou. Além do contributo para os apenas três golos sofridos pela seleção nacional até à conquista do troféu, foi decisivo contra a Itália ao bater a grande penalidade decisiva para a passagem à final.

BERNARDO LIMA  

Médio de 17 anos e capitão dos sub-19, assinou contrato profissional até 2027 após um impressionante desempenho nos juniores: 30 jogos, oito golos e uma assistência. Estreou-se como sénior na 25.ª jornada da Liga2, frente ao Mafra, ainda com 16 anos. Visão de jogo, grande sentido posicional, maturidade acima da média, brilhou ao serviço da seleção Sub-17. Na final com a França, destacou-se com dois passes para golo, mostrando visão e técnica e na final com a França. Promete ser uma peça-chave no futuro do futebol português e é previsível que na próxima época jogue com mais frequência pela equipa B.

MATEUS MIDE  

Filho de Adriano Mide, excecional futsalista brasileiro que jogou com Ricardinho no Miramar e fez carreira em grande clubes, o médio ofensivo chegou ao FC Porto aos nove anos. Também é produto da Dragon Force. Chegou ao FC Porto e com apenas 16 anos destacou-se nos sub-19 em 2024/25, somando cinco assistências na Zona Norte, nove golos e participando em 31 dos 32 jogos da época. No Europeu foi peça-chave de Portugal: assistiu Rafael Quintas no primeiro golo da competição, marcou de grande penalidade frente à Albânia e desmarcou Tomás Soares para o empate frente à Itália, além de converter com sucesso nos penáltis contra Sebastiano Nava.

YOAN PEREIRA  

Nascido no Luxemburgo há 17 anos, este promissor ala esquerdo iniciou o seu percurso no escalão de sub-15 do SC Alba na época 2021/2022. O seu desempenho notável levou-o a ingressar no FC Porto em 2022, onde rapidamente demonstrou o seu valor. Durante a última época, disputou 28 jogos pelos juvenis, somando cinco golos e três assistências, números que comprovam a sua eficácia em campo. O seu talento não passou despercebido na seleção nacional. Foi o suplente mais goleador da fase de qualificação para o Europeu, com três golos. Na fase final da competição, começou como titular frente à Albânia e mostrou a sua versatilidade ao sair do banco nos restantes jogos. Foi ainda um dos protagonistas na emocionante série de grandes penalidades contra a Itália, ajudando Portugal a alcançar o derradeiro encontro do torneio.

DUARTE CUNHA  

Talento natural de Vila Nova de Cerveira, onde nasceu há 17 anos. O extremo iniciou a sua carreira no clube local, onde rapidamente deu nas vistas ao marcar impressionantes 54 golos em 46 jogos. Este desempenho excecional abriu-lhe as portas para os escalões do FC Porto, onde continuou a demonstrar o seu potencial. Aos 15 anos, estreou-se nos sub-17 e teve um impacto imediato no campeonato nacional, contribuindo com 15 golos e 20 assistências em 31 jogos, números que lhe garantiram um contrato profissional. No Europeu foi ao marcar o segundo golo na final frente à França. 

Vídeo sugerido: