Oliver Solberg (Toyota Yaris) tem 24 anos

Oliver Solberg segura liderança do Monte Carlo

Sueco da Toyota pode tornar-se o vencedor mais jovem de sempre da mítica prova monegasca

O piloto sueco Oliver Solberg (Toyota Yaris) manteve a liderança do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Mundial (WRC), apesar de ter sofrido uma saída de estrada que o obrigou a cortar uma vedação para regressar à estrada.

Solberg fechou o dia com 59,3 segundos de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) e 1.25,3 minutos sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), campeão mundial em título. Aos 24 anos, o sueco pode tornar-se, no domingo, no mais jovem piloto a vencer o Rali de Monte Carlo, batendo o recorde de Ogier, que conquistou a sua primeira vitória nesta prova em 2009, aos 25 anos.

O dia começou com Ogier a atacar, vencendo o primeiro troço e aproximando-se a apenas três segundos de Evans. No entanto, Solberg respondeu nas duas especiais seguintes, triunfando mesmo depois de uma saída de estrada na segunda passagem por La Bréole / Bellaffaire, causada pela neve intensa. O piloto explicou: «Não sei o que aconteceu, fui muito cuidadoso durante toda a etapa. Tentei seguir os trilhos e, à saída, estava tudo coberto de neve. Tive muita sorte em conseguir sair dali».

Promovido este ano à equipa principal da Toyota para substituir Kalle Rovanpera, Solberg admitiu esperar «mais um dia louco»: «Foi um dia fantástico e, até agora, uma semana fantástica. As condições estão realmente muito complicadas, como toda a gente viu. Acho que praticamente todos tiveram pequenos sustos aqui e ali, mas estou numa boa posição. Vamos ver o que acontece amanhã [domingo]».

O dia terminou com uma especial no circuito de Fórmula 1 do Principado, algo que não acontecia desde 2008, e que foi vencida pelo francês Adrien Fourmaux. Sébastien Ogier, por sua vez, mostrou desagrado com o formato: «Acho que fizemos uma figura ridícula», atirou, depois de perder 16 segundos na especial e se afastar do segundo lugar.

No domingo, estão previstas mais quatro especiais, totalizando 71,90 quilómetros cronometrados, que prometem definir o vencedor desta edição do Rali de Monte Carlo.