José Vala deixa o Caldas - FOTO CARLOS BARROSO/LUSA
José Vala deixa o Caldas - FOTO CARLOS BARROSO/LUSA

Oficial: 10 anos depois, José Vala deixa o Caldas «por amor»

Técnico não sobreviveu à crise de resultados. Deixa o clube no oitavo lugar da Série B da Liga 3

José Vala deixou o comando técnico do Caldas, colocando um ponto final numa ligação de 10 anos ao clube das Caldas da Rainha. A decisão foi comunicada este sábado à direção e anunciada publicamente através de um comunicado emotivo, no qual o emblema alvinegro sublinha que a saída acontece «por amor».

«Ficar é um ato de amor. Ficar enche-nos de esperança, de garra e de ambição. Mas, às vezes, sair é um ato de amor ainda maior. Sair, quando se gostava de poder ficar, dói. Sente-se o peso da despedida refletido no rosto de quem partilha um balneário há anos ou de quem encontrou nele, mais recentemente, um refúgio. Sair espelha — e espalha — a dor de deixar para trás um legado incomparável. E é por isso que sair é uma decisão repleta de coragem, de força e, acima de tudo, de amor», começou por escrever o clube.

«O Mister José Vala permaneceu ligado ao Caldas Sport Clube por mais de 10 anos, como atleta e como treinador. Ficou por amor. Perante todas as possibilidades, ficou sempre movido por um amor desmedido ao brasão que o acompanha.Hoje, apresentou à Direção do Caldas SC a decisão irreversível de deixar o comando da equipa técnica.Sai por amor. Sai pelo amor profundo que sente por este clube e porque não suporta a ideia de o ver sofrer. Sai porque sente que proteger o Caldas é o maior ato de lealdade que lhe pode demonstrar. Sai, ainda que doa, por entender que o clube está acima de qualquer nome, cargo ou legado. E isso é amor», continuou.

«Dez anos não cabem em palavras e, por isso, não há texto que lhes faça plena justiça. Esta história, redigida por vezes em linhas tortas, será, no fim, escrita a direito. E sabemos que o Mister estará lá, por amor, a aplaudi-la», terminou a nota.

Ainda como jogador, José Vala foi formado no Caldas e, como sénior, somou três passagens pelo emblema da Mata - 1990 a 1992, 1997 a 2004 e 2009/10. Como treinador, atuou como adjunto, antes de assumir o papel principal na época 2012/13. Saiu para o AE Óbidos, mas voltou em 2016 e só saiu... em 2026. No total, foram 309 jogos como técnico do clube

Esta saída acontece meses depois de um episódio marcante. Em dezembro, após o jogo com o SC Braga, para os oitavos de final da Taça de Portugal, José Vala tinha anunciado a saída do cargo, na sequência da decisão da FPF de transferir o encontro do Campo da Mata para Torres Vedras, tomada em cima do dia do jogo e que gerou forte contestação. Nessa altura, o treinador acabou por recuar, depois de o clube lhe ter manifestado publicamente confiança e apoio.

Agora, a decisão é definitiva. José Vala deixa o Caldas numa fase complicada da temporada: a equipa ocupa o 8.º lugar da Série B da Liga 3 e atravessa um ciclo negativo de nove derrotas consecutivas no campeonato. Ao fim de uma década de dedicação, o treinador sai como uma das figuras mais marcantes da história do clube, num adeus carregado de simbolismo e emoção.