Lembra-se da última final da Taça de Portugal sem duas equipas da I Liga?
Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal e há uma certeza. Não estarão duas equipas do primeiro escalão na final do Jamor.
Os tomba-gigantes Torreense (Liga 2) e Fafe (Liga 3) vão defrontar-se nas meias-finais e um deles vai chegar à final. Na outra meia-final, o FC Porto, que afastou o Benfica nos quartos, vai ter pela frente Sporting ou Aves SAD. Mas, voltando à questão central, lembra-se quando foi a última vez que a final da Taça de Portugal não teve duas equipas do primeiro escalão. A BOLA dá uma ajuda.
É preciso recuar até 16 de maio de 2010. Numa final apitada por Pedro Proença, o FC Porto derrotou o Chaves, na altura no segundo escalão, por 2-1. A turma flaviense era orientada por Manuel Tulipa. O FC Porto era orientado por Jesualdo Ferreira e contava com nomes como Helton, Bruno Alves, Raúl Meireles, Hulk e Falcão.
Fredy Guarín e Falcao marcaram para o FC Porto, enquanto Paulo Clemente saltou do banco para reduzir para o Chaves, que, refira-se, terminou a II Liga em zona de despromoção e caiu para o terceiro escalão.
Para chegar à final, o Chaves deixou pelo caminho: Amares, Leça, União da Serra, Beira-Mar, Paços de Ferreira e Naval. O FC Porto eliminou: Sertanense, Oliveirense, Belenenses, Sporting e Rio Ave. Esta época, teremos novamente uma final sem duas equipas da I Liga: Torreense (Liga 2) ou Fafe (Liga 3).