Mbappé e Haaland a defrontarem-se na Champions pelo Real Madrid e Manchester City
Mbappé e Haaland a defrontarem-se na Champions pelo Real Madrid e Manchester City - Foto: IMAGO

O trio de ataque que desafia os números de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi

Mbappé, Haaland e Kane estão a ter um início de temporada excelente e há muito que não se via uma consistência ofensiva tão grande, desde os tempos da rivalidade entre o português e o argentino

Há alguns anos que Harry Kane, Erling Haaland e Kylian Mbappé têm vindo a mostrar a sua veia goleadora e são sem dúvida um dos melhores avançados do mundo, mas o início da temporada 2025/26 deste trio tem sido, de facto, espetacular e ao nível dos números de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, algo que não víamos há muito tempo.

Para já, o norueguês está ligeiramente acima dos rivais com 23 golos e 3 assistências em 13 jogos, por clube e país, mas o inglês só tem menos um golo e mais um encontro. Já o francês soma 18 golos e 4 assistências em 14 encontros, sendo que todos são os melhores marcadores de forma isolada do seu respetivo país.

O que é mais impressionante é que os três têm tido uma consistência brutal e marcaram em praticamente todas as partidas em que participaram. Haaland e Mbappé até já levam 11 jogos consecutivos a marcar e estão a apenas mais um de igualar o registo de Cristiano Ronaldo - o seu máximo foi mesmo 12, para todas as competições.

Relativamente a Mbappé, o avançado do Real Madrid só não marcou no Real Madrid-Maiorca (2-1), jogo em que teve um golo anulado por fora de jogo. Desde então que vem sempre a marcar, incluindo pela França nos dois estágios, embora tenha falhado este último jogo na Islândia por lesão. Segue-se a Juventus na Champions e depois... o El Clasico com o Barcelona no Bernabéu.

Já a situação de Haaland é muito semelhante: só não marcou na derrota do Manchester City em casa com o Tottenham (0-2) e também no triunfo ao Huddersfield (2-0) para a Taça, mas nem foi convocado para esse encontro. De resto, bisou várias vezes pelos citizens e marcou em todos os jogos da Noruega - hat trick a Israel e manita à Moldávia -, tendo sido dispensado do particular com a Nova Zelândia. O próximo adversário é o Villarreal, de Renato Veiga, na Champions e depois o Aston Villa na Premier League, ambos fora.

Por outro lado, Kane leva 9 jogos seguidos a faturar e precisa de mais uns para lá chegar, mas o recorde pertence mesmo a Lionel Messi, que, em 2012/13, marcou em 21 jogos consecutivos e foram 33 golos! Mesmo com dois jogos atrás de Mbappé e Haaland, o inglês só não marcou na vitória do Bayern em casa do Augsburgo (3-2), mas aí também foi decisivo com duas assistências.

Quando não marca assiste e é isso que o diferencia um pouco dos restantes. De resto, somou hat tricks ao Leipzig e Hoffenheim, bis ao Hamburgo, Bremen, Chelsea, Pafos e Wiesbaden. Já por Inglaterra ficou em branco com a Andorra (2-0), mas marcou à Sérvia (5-0) e dois à Letónia (5-0), tendo sido poupado no particular com o País de Gales (3-0). Segue-se o Club Brugge em casa para a Champions e o M'gladbach na Bundesliga.

Mbappé bateu Gyokeres na última corrida pela Bota de Ouro, mas esta época teremos certamente uma luta a três e, quem sabe, também pela Bola de Ouro.