Futebol com Todos (Ricardo Galvão)
Futebol com Todos (Ricardo Galvão)

O Papa Francisco e o 25 de Abril

Futebol com Todos é um espaço de opinião semanal

Se fosse crente, diria que Jorge Mario Bergoglio teria passado o 25 de Abril, algures no seu caminho rumo ao Céu, a maldizer quem se lembrou de cancelar festejos de Liberdade por causa da sua morte. Como não sou crente, apenas agradeço que o Papa Francisco não tenha sabido disto.

Crente com bandeira do Papa Francisco nas costas, Vaticano, abril de 2025. FOTO IMAGO

Jorge Mario Bergoglio era a antítese deste tipo de mentalidade. Não sendo crente, serei sempre profundo admirador de um Papa que foi capaz de sacudir o pó da instituição que, quer queiramos quer não, e sendo ou não crentes, determinou (determina) a nossa educação e os nosso valores, para o bem e para o mal.

Jorge, e mesmo Francisco, teriam, na sexta-feira, descido a Avenida da Liberdade a pé.

De chorar por mais

Final da Taça no Jamor é decisão sábia. Punam-se os prevaricadores, deixe-se o futebol para quem gosta dele.

No ponto

Vejam por favor quantos campeonatos, entre os principais europeus, estão tão disputados como o português.

Insosso

São obscuros os caminhos do capital. Vinícius Júnior está a perceber isso à conta de investir em clubes enquanto jogador.

Incomestível

Outra vez Francisco: há figuras que deviam ter vergonha de marcar presença no funeral de um homem tão bom.